Ação faz parte do Programa Direção Presente
A Direção Geral da Polícia Civil enviou representantes para as regionais do Purus, Alto e Baixo Acre. A missão faz parte das ações do Programa Direção Presente, que busca acompanhar in-loco, atuações da instituição nas diferentes unidades policiais, na capital e no interior do Estado.
O secretário Emylson Farias, da Polícia Civil, foi ao município de Sena Madureira, a 144 quilômetros de Rio Branco, onde deu posse ao delegado Diogo Barros Cavalcante e ao escrivão Antônio Carlos Ferreira da Silva. Depois, ele seguiu até o município de Manuel Urbano, a 84 quilômetros de Sena e numa cerimônia com a participação da comunidade local deu posse ao delegado Adriano de Moraes Araújo e do escrivão Luciano Sobrinho.
A chegada dos novos policiais foi comemorada pelos políticos locais, religiosos e pela sociedade organizada. O poder judiciário foi representado pela juíza de direito Zenice Mota. "Com a chegada do delegado Adriano podemos dizer que a cidade de Manoel Urbano agora possui os três poderes: executivo, legislativo e judiciário", disse o prefeito Manoel Almeida.
Almeida fez questão de agradecer o Governo pelos investimentos em segurança e de colocar no Estado um padrão de atendimento cidadão, em todas as unidades policiais. O secretário Emylson destacou o empenho dos policiais ao cumprimento da lei e a manutenção da ordem pública naquele município e cumprimentou cada um servidor da Polícia Civil.
"Não trouxemos apenas o delegado Adriano Moraes para Manuel Urbano, e sim, quatro policiais para Regional do Purus. Em breve, estaremos aqui, fazendo a entrega de armas, munição e de coletes balísticos, entre outros investimentos. Tudo isso foi pensado para oferecer uma boa prestação de serviço à sociedade e dar condições dignas para os policiais desenvolverem suas atividades na plenitude", completou Emylson.
No mesmo dia, no outro extremo do Estado, foi apresentada à comunidade de Assis Brasil a delegada Elenice Frez, que passa a comandar a delegacia da Polícia Civil do município, na fronteira com o Peru. O evento contou com a presença da prefeita de Assis Brasil, Eliane Gadelha, do promotor de Justiça do município, Walter Teixeira, do diretor do DPCI (Departamento de Polícia Capital e Interior), Vanderlei Thomas, vereadores, comerciantes e populares.
O acontecimento chamou a atenção dos moradores de Assis Brasil, já que a presença permanente de um delegado na cidade era um sonho antigo que o Governo tornou realidade. Para Vanderlei Thomas esta era uma dívida antiga do Estado com o município. "A falta de um delegado aqui nesta cidade sempre criou uma série de transtornos para os moradores. Hoje o Acre cumpre mais um compromisso com o município fronteiriço", destacou o chefe do DPCI, que na visita ao Alto Acre deu posse ao delegado Cristiano Ferreira de Bastos, que vai reforçar a PC, em Brasileia.
Em outra frente de ação da Direção Geral da Polícia Civil, esta desenvolvida pelo corregedor-geral, André Luis Monteiro Prado. Foram empossados os delegados: Pedro Paulo da Silva Buzolin (Plácido de Castro), Juliana de Ângeles Carvalho (Acrelândia).