A ocorrência de síndromes gripais, bastante comuns nesta época do ano, associadas ao aumento do número de pessoas infectadas pelo coronavírus, tem levado hospitais e unidades de saúde em todo o Acre a enfrentar problemas com a superlotação. A situação demanda a necessidade de orientar as pessoas sobre qual unidade procurar conforme a necessidade de atendimento.
Para esclarecer aos moradores de Vila Campinas e arredores da região do município de Plácido de Castro, o diretor da Unidade Mista de Saúde Ana Nery, Reyson Barros, divulgou um vídeo explicativo, informando quais locais procurar para atendimentos de emergência, casos relacionados a covid-19, testes rápidos, consulta simples ou busca por medicação.
“Estamos aqui para atender a todos, mas se o caso não é de urgência, procure primeiro um posto de saúde do município. Com isso, devemos desafogar a unidade e diminuir o tempo de espera de casos mais graves “, enfatizou o diretor no vídeo.
Os postos de saúde são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Fazem acolhimentos, consultas com clínicos gerais e dentistas, agendamentos de exames e entrega de medicação, além de serem responsáveis pela realização de testagem em massa em casos de covid-19. Essas unidades possuem equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e comunitários.
Na unidade Ana Nery, são atendidos os casos de maior complexidade, contando com setores de urgência, internação e estrutura com equipes de profissionais especializados em diversas áreas. “O governo tem sido um grande parceiro da unidade e vem nos auxiliando desde do início da pandemia, com materiais, equipamentos, profissionais, medicamentos e EPIs. Temos nos esforçado para atender toda a demanda, mas é preciso evitar a sobrecarga da unidade”, observou Reyson Barros.