Na manhã deste sábado, 25, a equipe da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC) esteve na Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, para acompanhar os últimos ajustes antes da reabertura da delegacia. A Defla passou por uma série de ajustes, incluindo a troca da parte elétrica predial, substituição do portão e pintura. Durante a semana, também será realizada a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado e a instalação de novos equipamentos.
A necessidade dos ajustes surgiu após um incêndio localizado, ocorrido em março, que afetou cerca de 5% das instalações da delegacia, incluindo a sala que abriga o cartório. Apesar dos danos, a perspectiva é que a Defla retorne a funcionar na integralidade/operacionalmente em breve.
Atualmente, os serviços de elaboração de Boletins de Ocorrência e requisição de perícias criminais são realizados na Defla, assim como o cartório central e a coordenação, no entanto, as prisões em flagrante são encaminhadas para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), localizada na Via Chico Mendes.
O delegado-geral da PCAC , Henrique Maciel, expressou otimismo quanto à reabertura completa da delegacia. “O governo do Acre e toda equipe da PCAC está empenhada em garantir que a Delegacia de Flagrantes volte a funcionar em sua totalidade o mais rápido possível. Os ajustes são essenciais para assegurar um ambiente seguro e funcional para nossos servidores e para a comunidade,” afirmou Maciel.
A direção da Polícia Civil do Acre continua a monitorar o progresso das reformas e a trabalhar para restabelecer plenamente os serviços oferecidos pela Defla. A expectativa é de que, com as melhorias, a delegacia esteja ainda mais preparada para atender às necessidades da população e garantir a segurança pública.