Diplomata afirma que Haiti está disposto a resolver problema de imigração

Diplomata reconhece trabalho de acolhimento realizado pelo governo do Acre (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Diplomata reconhece trabalho de acolhimento realizado pelo governo do Acre (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Em visita ao Acre para conhecer de perto a situação dos imigrantes haitianos, o diplomata e conselheiro do Haiti no Brasil, Jackson Bien-Aimé, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 11, com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão.

Na oportunidade, vários temas foram conversados, entre eles a preocupação dos governos do Brasil e Haiti em evitar a imigração ilegal e o tráfico de pessoas. Jackson Aimé ressaltou que o governo do Haiti tem trabalhado para melhorar a economia, visando aumentar o número de postos de emprego, atraindo investimentos e inibindo a imigração.

Para o secretário Nilson Mourão, a reunião foi produtiva. “O governo do Haiti tem interesse em colaborar com o governo brasileiro no sentido de coibir a entrada ilegal de imigrantes. Nos últimos quatro anos, 36 mil imigrantes ilegais passaram por terras acreanas, dos quais 32 mil eram haitianos, sendo os demais senegaleses e dominicanos.”

Nilson Mourão esclareceu ainda que a Casa Civil está mediando o diálogo com o governo federal para resolver a situação do abrigo de imigrantes. Entretanto, acrescenta que  R$ 1 milhão foi enviado pelo governo federal e será destinado para amortizar a dívida de R$ 3 milhões com as empresas que transportaram imigrantes para outros estados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter