Difusão e intercâmbio

Divulgado resultado dos primeiros contemplados no Edital de Passagens do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura da FEM

Entre os seis editais lançados recentemente pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura da Fundação Elias Mansour (FEM), figura o de Passagens Aéreas, cuja seleção e escolha das propostas teve seu primeiro encontro no último dia 20, na Casa da Cultura, pela Comissão de Avaliação de Editais, que se reunirá mensalmente para analisar e contemplar as propostas apresentadas até o mês de novembro. A comissão é formada por membros indicados pelos chefes de Departamentos e Assessorias da FEM.

Das quatro propostas apresentadas para o Edital de Passagens, duas foram contempladas totalmente: o Grupo Kanarô e Grupo Vukanã e a Federação de Teatro do Acre (Fetac) e Banda Caldo de Piaba foram contempladas parcialmente. O Grupo Kanarô participará do Festival Nova Terra no Rio de Janeiro, no dias 1 e 2 de maio, já a Fetac estará no Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, de 1 a 5 de maio.

O edital de passagens visa promover a difusão e o intercâmbio da cultura acreana nas áreas das artes cênicas, das artes visuais, do audiovisual, da música, do patrimônio cultural, das humanidades, das artes integradas e de outras expressões culturais consideradas relevantes. O apoio consiste na concessão de passagens aéreas ou terrestres para o transporte de artistas, técnicos e estudiosos convidados a participar de eventos culturais promovidos por instituições, brasileiras e de países estrangeiros, de reconhecido mérito, com a finalidade de apresentação de trabalho próprio, residência artística  e cursos de capacitação de profissionais de cultura. A utilização do apoio pelo candidato beneficiado é destinada à cobertura de despesas com transporte pessoal. O presente edital refere-se à seleção de requerimentos cujas viagens estejam previstas para ocorrer entre maio e novembro de 2010.

Os editais foram criados para beneficiar pequenos projetos ou auxiliar parcialmente iniciativas maiores. "Esses mecanismos suprem uma necessidade cotidiana de forma democrática, pois a política de editais permite que todos tenham chances iguais de acesso a recursos públicos", pontua Karla Martins, chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura da FEM.

O encaminhamento de solicitações referentes ao edital pode ser feito até o dia 30 de cada mês. Mais informações e os editais no site www.cultura.ac.gov.br/editais

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter