Dicas de Saúde para quem vai pular o Carnaval

Hidratação, alimentação e alongamento estão na lista dos foliões

É durante o feriado mais famoso do país quando muitas pessoas aproveitam para viajar ou descansar, mas a maioria das pessoas aproveitam mesmo para extravasar alegria durante a quina carnavalesca, o que se torna uma verdadeira maratona.

Para quem vai aproveitar a data pulando todas as noites alguns cuidados são essenciais para que o feriado seja de alegria sem mais preocupações e não termine mais cedo.

Segundo o cardiologista Mawell Abreu, os alongamentos ajudam a aquecer a musculatura antes de qualquer atividade física o que aumenta a flexibilidade do corpo e evita câimbras e dores musculares.

O especialista alerta ainda os foliões que têm vida sedentária, de acordo com ele o indivíduo que faz algum tipo de exercício uma vez por semana tem 74 vezes mais chances de sofrer uma parada cardíaca durante uma atividade física de maior intensidade, portanto, não ultrapassem seus limites.

"Para brincar o carnaval é importante também ter cuidado na escolha das roupas e calçados para entrar na avenida. O mais recomendado pelos médicos é o uso combinado de meias de algodão e tênis por ser um calçado esportivo ele pode prevenir lesões e controlar a sobrecarga do aparelho locomotor. As roupas devem ser leves de tecido que facilite a transpiração e que não atrapalhe os movimentos durante a festa", afirma o médico.

De acordo com ele, o carnaval pode ser considerado uma maratona e por isso exige uma alimentação reforçada que pode ser uma grande aliada do folião que deseja aproveitar todos os dias de festa. Os cuidados devem ser antes, durante e depois. Na véspera da folia, recomenda-se consumir mais carboidratos, como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. Dar preferência às versões integrais, que sustentam por mais tempo. Pouco antes da folia, são recomendadas as frutas, pois são ricas em água e sais minerais e depois da maratona, além de consumir carboidratos, proteínas também são importantes, e podem ser encontradas em carnes magras, ovo e feijão.

A hidratação é indispensável para o dia-a-dia e para quem vai pular o Carnaval, os cuidados devem ser redobrados. Segundo o cardiologista esse é um dos pontos mais importantes para se manter saudável. Ele recomenda que entre três e quatro horas antes da maratona o folião beba de 250 a 500 ml de água, sucos ou água de coco e que durante a folia consuma de150 a 200 ml a cada 15 minutos a meia hora, dependendo da intensidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter