Diagnóstico vai ser base para recuperar produção atingida por enchente

Em campo, servidores da Seaprof entrevistam produtores e visitam produtores identificando prejuízos causados por enchente (Foto: Cedida)
Em campo, servidores da Seaprof visitam e entrevistam produtores, identificando prejuízos causados pela enchente (Foto: Cedida)

Servidores da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) começaram a aplicar um diagnóstico com produtores familiares de Brasileia e Epitaciolândia que tiveram suas produções rurais atingidas pela cheia do Rio Acre em 2015. O trabalho se iniciou na quinta-feira, 15.

O levantamento faz parte do convênio do governo do Acre, por meio da Seaprof, com o Sebrae, no valor de R$ 1,6 milhão, que vai resultar em um relatório completo dos prejuízos e da atual condição de produção dos produtores familiares, principalmente ribeirinhos, que tiveram plantações, criações de animais e equipamentos de trabalho destruídos ou danificados pela enchente que assolou o estado.

Glenilson Figueiredo se reúne com equipe que realiza diagnóstico dos prejuízos da produção rural no Alto Acre (Foto: Leônidas Badaró)
Glenilson Figueiredo se reúne com equipe que realiza diagnóstico dos prejuízos da produção rural no Alto Acre (Foto: Leônidas Badaró)

No sábado, 17, o gestor da Seaprof, Glenilson Figueiredo, reuniu as equipes que trabalham nos dois municípios para ouvir os servidores sobre o andamento do diagnóstico.

“Este trabalho vai ser muito importante para que possamos proteger esses produtores, planejar ações que façam com que eles tenham sua produção e economia recuperadas. Há pessoas nesses municípios que tiveram seus plantios totalmente destruídos”, afirma.

Para que esse trabalho seja realizado, 33 servidores do estado foram capacitados pelo Sebrae. O coordenador das equipes que estão no Alto Acre, Edvaldo Andrade, explica que o trabalho começa com a visita amàs propriedades.

“É impressionante como esses produtores tiveram prejuízos. Já fechamos o trabalho em Brasileia e falta muito pouco para encerrarmos também em Epitaciolândia”, diz.

Além de Brasileia e Epitaciolândia, o diagnóstico será realizado em Rio Branco, Porto Acre, Xapuri, Capixaba, Sena Madureira, Assis Brasil e Tarauacá.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter