Diabetes – Educar para prevenir

Secretaria de Saúde realiza campanha de conscientização da doença durante toda a semana

Em virtude da comemoração do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) inicia nesta segunda-feira, 8, a campanha "Diabetes – Educar para Prevenir", que visa informar e conscientizar pacientes, familiares, comunidade e profissionais de saúde para prevenção e educação do tratamento da doença.

A enfermeira da Divisão de Agravos Crônicos Degenerativos, Adriana Lobão, explica que as atividades do dia 8 a 11 serão direcionadas aos funcionários da Sesacre. Já no dia 12 a programação é destinada à população em geral, na Praça do Palácio das Secretarias ("Senadinho"), onde uma equipe foi designada para prestar esclarecimentos e realizar testes de glicemia.

Para realizar o teste de glicemia, a preferência é de que a pessoa esteja em jejum, mas caso não seja possível, ainda assim pode se realizar o teste, considerando que existem parâmetros para essa situação.

"Quando se realiza a análise de glicemia em jejum, o nível de glicose no sangue é considerado normal quando apresenta entre 70 a 99 mmhg. Se a pessoa tiver ingerido alimentos antes de realizá-la, pode apresentar 140 mmhg, que também é considerado normal", esclarece Adriana.  

Os cuidados com a doença são para a vida inteira, tanto para o paciente quanto para a família. O tratamento se resume em medir a glicemia, tomar medicamentos e combinar a prática regular de exercícios com hábitos alimentares saudáveis.

As consequências do tratamento são baseadas nas decisões tomadas. Assim, é de extrema importância que as pessoas recebam instrução com qualidade, orientadas por profissionais de saúde especializados.

Segundo Adriana Lobão, "a comemoração da data é para chamar a atenção do poder da informação através da educação para lidar com a doença, bem como alertar os governos na implantação de estratégias eficientes, além de políticas de prevenção e de monitoramento do diabetes, resguardando a saúde dos cidadãos."

Sem a educação os pacientes estão menos preparados para fazer mudanças de comportamentos e lidar com a doença de maneira adequada.

{xtypo_rounded2}
O que é diabetes? 

É uma doença causada pela deficiência na produção de insulina. O Pâncreas é um órgão responsável pela produção desse hormônio, com uma função simples: aumentar a permeabilidade de membrana plasmática à glicose. 

Sintomas:

Urinar com freqüência, sede excessiva, fome aumentada, perda de peso, cansaço, falta de interesse de atividades rotineiras, vômitos, dores de estomago, visão embaçada e feridas de difícil cicatrização.

Quais os tipos existentes de diabetes?

* Diabetes do tipo 1

O sistema imunológico atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. Ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina.

* Diabetes do tipo 2

Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo.

* Diabetes gestacional

É uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.
{/xtypo_rounded2}

  


 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter