Os cuidados com a saúde devem ir além das consultas médicas periódicas. A prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável são fundamentais para se viver bem. Por isso, no dia 2 de dezembro é comemorado o Dia Pan-Americano da Saúde. A data foi criada com o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas preventivas e educativas na busca da qualidade de vida e bem-estar.
No Brasil são realizadas muitas ações e as principais contêm recomendações para prevenir-se contra doenças como aids, câncer de mama e de próstata, entre outras. Muitas medidas também têm ajudado na busca pela melhoria da saúde. Nas campanhas de vacinação, por exemplo, o número de casos de crianças com doenças que antes eram comuns diminuiu.
Para a gerente da área de Divisão e Promoção da Saúde da Secretaria de Saúde do Acre, Disneide Lopes, o dia é importante: “A saúde não depende de um único ser, mas de todo um coletivo. Ter uma educação de qualidade, viver em ambientes saudáveis, cuidar da vacinação, praticar esportes, consumir uma boa alimentação e consultar o médico são atitudes que propiciam boa saúde e uma vida mais longa”, lembra.