Dia Nacional do Farmacêutico

Categoria comemora a data no Acre com ação social e serviços de saúde

dia_farmaceutico_foto_gleilson_miranda_02.jpg
dia_farmaceutico_foto_gleilson_miranda_03.jpg

No dia do farmacêutico, foram oferecidos testes de glicemia, aferimento da pressão, índice de massa corporal para a população que circula no centro de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, experts no uso de fármacos e medicamentos e suas consequências ao organismo humano ou animal. Nesta quinta-feira, 20, é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Para celebrar a data, o Sindicato dos Farmacêuticos do Acre (Sindifac) realizou na manhã de hoje a prestação de alguns serviços de saúde para a população acreana gratuitamente.

Foram oferecidos testes de glicemia, aferimento da pressão, índice de massa corporal, além da distribuição de tabelas com informativos nutricionais e camisinhas. A ideia também foi de explicar para a população a importância da profissão. Atualmente, existem cerca de 250 farmacêuticos em todo o Estado.

“Para começar, sem os farmacêuticos não haveria remédios”, sintetiza Francisco de Araújo Silva, presidente do Sindifac. Eles são peritos no desenvolvimento, produção, manipulação, seleção e dispensação de medicamentos. Esse profissional presta o trabalho de assistência farmacêutica e pode assumir responsabilidade técnica de laboratórios de análises clínicas, distribuidoras, farmácias e outras funções. Podem também atuar na pesquisa e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados. Na área alimentar, responsabilizam-se tecnicamente pela análise, interpretação e emissão de laudos. Com curso específico é habilitado também para fazer acupuntura.

No Brasil, podem atuar em cerca de 71 atividades diferentes. De uma maneira geral, podem trabalhar numa farmácia, hospital, na indústria, em laboratórios de análises clínicas, cosméticos, agricultura, prevenção de pragas, distribuição, transporte e desenvolvimento de medicamentos, entre outras atividades e lugares.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest