Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é lembrado neste domingo

Diversas atividades serão realizadas pelo programa (Foto: Arquivo Sesacre)
Diversas atividades serão realizadas pelo programa (Foto: Arquivo Sesacre)

Neste domingo, 11, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) dão conta de que em 2014, nas 26 capitais e no Distrito Federal, 52,5 % da população está acima do peso. O maior percentual é entre os homens: 56,55 e 49,15 nas mulheres.

A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal causado por fatores nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos, comportamentais e ambientais.

Uma das maneiras de evitar o excesso de peso é adotar alimentação balanceada (consumir vegetais, legumes, frutas, verduras), praticar exercícios, beber água e ter uma boa noite de sono.

No estado, o Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC) disponibiliza serviço específico para a população por meio do Programa Obesidade Qualidade de Vida, ofertando assistência que inclui psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, cardiologista, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, endocrinologista e cirurgião.

A responsável pelo Programa, psicóloga Graça Santos, destaca que até setembro deste ano foram realizadas 1.269 palestras nas áreas da assistência, que compreendem demanda livre, pré-bariátrico, pós-bariátrico e família.

Os atendimentos da equipe multidisciplinar alcançaram o total de 3.984 atendimentos, inclusive 10 cirurgias reparadoras e abdominoplastias.

Resultados animadores

Atualmente, Gelly segue uma rotina de exercícios físicos e dieta balanceada (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Atualmente, Gelly segue uma rotina de exercícios físicos e dieta balanceada (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Gelly Dourado, 24, servidora pública, incentivada por amigos, procurou atendimento no programa em agosto de 2014. Ela conta que pesava 108 quilos e sofria com problemas circulatórios, pressão alta, cansaço, dores nas pernas e costas, tonturas e era descompensada emocionalmente.

“Minha intenção como leiga era conseguir fazer a cirurgia bariátrica, porém, a equipe me orientou corretamente em cada etapa do tratamento. Comecei o processo de reeducação alimentar, aprendi a comer de três em três horas, em menor quantidade e mais devagar”, afirna.

Segundo Gelly, foi uma das melhores atitudes que tomou. “Refletiu imensamente na minha qualidade de vida. Com 32 quilos a menos, sinto-me mais bonita e disposta. Estou mais feliz, a autoestima em alta, entusiasmada com o resultado positivo e mais segura em todos os sentidos. Já posso usar as roupas que sempre quis”, destaca.