Dia Nacional da Botânica é lembrado pela Funtac

No dia 17 de abril é comemorado o Dia Nacional da Botânica. A data será lembrada pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), que irá realizar, nesta sexta-feira, uma atividade com os alunos do 4° ano do ensino fundamental da Associação Modelar de Ensino (AME). A atividade faz parte do projeto Funtac de Portas Abertas.

“Essa é a primeira ação das várias que serão desenvolvidas ao longo do ano, como forma de popularizar e propagar as atividades realizadas pela Funtac”, afirma a diretora-presidente da Funtac, Dirlei Bersch.

Exemplar da coleção de material botânico da Funtac (Foto: Arquivo Funtac)
Exemplar da coleção de material botânico da Funtac (Foto: Arquivo Funtac)

O Dia do Botânico foi instituído por meio do decreto-lei 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos de nascimento de Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), botânico alemão que chegou ao Brasil em 1817 e em três anos coletou inúmeros representantes da flora brasileira, que foram catalogados e descritos na obra Flora Brasiliensis. Na coleção são descritas mais de 22.000 espécies.

Coleção de Referência

A Funtac dispõe de uma coleção de referência que facilita o acesso, repasse e disponibilidade de dados das espécies de importância econômica da Amazônia Ocidental. O objetivo é manter um banco de dados com representantes da biodiversidade amazônica para agregar valor científico às pesquisas, além de oferecer subsídios a tomadas de decisões de políticas públicas em nível nacional, estadual, municipal ou regional.

O herbário é uma das cinco coleções científicas que compõem a Coleção de Referência da Funtac. Constitui-se de amostras de plantas, que são identificadas por meio de suas características de folha, flor e fruto, com a finalidade de consulta para pesquisas.

O conhecimento armazenado nessas coleções vem agregar valor aos trabalhos que a Funtac realiza em seus diversos laboratórios de pesquisa. “Nosso desafio atual é garantir que a Coleção de Referência da Funtac integre a Rede de Coleções de Referência do Brasil, estruturando nosso banco de dados para que possa ser disponibilizado à sociedade civil e acadêmica, gestores e técnicos, contribuindo para soluções científicas e tecnológicas que alavanquem o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, diz Margarete Barbosa, coordenadora da Coleção de Referências da Funtac.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter