Dia Mundial de Saúde Mental tem programação em Rio Branco nesta quarta

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é não simplesmente a ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Essa definição remete à importância de se falar de saúde mental nos dias atuais, quando um número elevado e alarmante de doenças mentais tem crescido no Brasil e no mundo.

Estima-se que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, e a depressão afeta 5,8% da população.

Nesta quarta-feira, 10, é celebrado o Dia Mundial de Saúde Mental, data estabelecida pela OMS com o objetivo de esclarecer, alertar, debater e transformar os olhares de preconceito com as pessoas que sofrem de algum transtorno mental e outros que estão relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

O governo do Acre tem promovido e realizado diversas ações de saúde mental ao longo do ano, por isso, em alusão à data, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde Mental, realiza o Fórum Permanente sobre Drogas: Direitos, Prevenção e Cuidado em Rede e o Seminário de Violências, Sociedade e Conflitos, que faz parte do Seminário Internacional de Extensão Universitária da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Marcia Aurélia Pinto, gerente da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, destaca o fórum. “Não apenas o Acre, mas o mundo todo estará durante os próximos dias falando sobre saúde mental. Então por ser um dia mundial e de extrema importância para a sociedade, teremos convidados que são referência em nível nacional para tratarmos sobre o assunto.”

Os convidados são o filósofo Marco Manso e a mestra e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) Marisa Feffermann.

Aberto ao público, o fórum será a partir das 8 horas, no auditório Pedro Martinello, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Na quinta-feira, 11, a programação tem início às 14 horas, no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado no bairro Manoel Julião.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter