Programação será diversificada com atividades de saúde e culturais
A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Associação de Pacientes e Amigos da Saúde Mental do Acre (Apasama), promove neste domingo, 10, o Dia Mundial de Saúde Mental, com o tema "Saúde Mental e Meio Ambiente". O evento ocorre na praça do novo Mercado Velho, a partir das 17 horas.
Para a coordenadora Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Ximena Catalan, "a comemoração tem por objetivo lembrar a população que a Saúde Mental tem tudo a ver com o meio ambiente, arte, cultura e a valorização dos espaços públicos, pois estes fornecem acolhimento e oportunidade de expressão entre as pessoas, principalmente as que padecem de algum tipo de sofrimento menta".
Na oportunidade, gestores, trabalhadores, usuários, familiares, estudantes e amigos da saúde mental reúnem-se para promover a cidadania e conscientizar a população sobre os tratos aos portadores de transtornos mentais.
A programação é diversificada – haverá oficinas de reciclagem, expressão e arte do ser, varal de ideias, exposição de material de grafitagem e de material produzido nas oficinas da Apasama pelas pessoas com sofrimento psíquico.
Foram convidados para participar do evento o fundador da Associação de Pacientes e Amigos da Saúde Mental, Abrahim Farhat; o representante da WWF (World Wide Fund for Nature), Dante Tavares; o instrutor da Fundação Elias Mansour (FEM), Marco Brozzo; e o coordenador da Sociedade de Philosofia e representante da Biblioteca da Floresta, professor Marcos Afonso, entre outros.