atenção à saúde

Dia Mundial da Segurança do Paciente é celebrado nas unidades de saúde do estado

Firmado como uma prioridade global de saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 2019, que no dia 17 de setembro seria celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente, sendo escolhida a cor laranja para representar o tema.

Cor laranja foi escolhida para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente Foto: Júnior Aguiar

Este ano, em decorrência da luta e dedicação dos profissionais de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus, a OMS elegeu o slogan “Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros! ” para celebrar a data.

“Promover a segurança dos trabalhadores da saúde é indispensável para garantir  o cuidado em todos os níveis e serviços de atenção à saúde”, ressalta Maria Marluce Souza, coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente.

No  Acre, a Vigilância Sanitária Estadual, por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) estabelece medidas para aumentar a segurança do paciente.

“Nesta quinta-feira os núcleos do nosso estado celebraram a data em prol da temática que corrobora com a atuação dos profissionais de saúde que realizam um trabalho incessante no combate ao coronavírus”, enfatiza o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Atualmente existem 12 núcleos de segurança do paciente que atuam na implementação dos planos de segurança para este público, que contempla protocolos e estímulo à notificação de incidentes relacionados a assistência à saúde.

“Trabalham nos núcleos, enfermeiros, biólogos, técnico de enfermagem e médicos. Eles são responsáveis por implantar os protocolos de segurança do paciente estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo da implantação dos protocolos é prevenir e minimizar danos aos pacientes”, explica a coordenadora do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente.

Trabalhadores da saúde seguros, pacientes seguros

A pandemia incidiu intensamente sobre os trabalhadores da saúde, tanto na atenção hospitalar como primária. Neste contexto, milhões de trabalhadores da saúde no mundo estão se revelando incansáveis no cuidado aos pacientes e no controle da disseminação da Covid-19.