Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com várias atividades

Com o tema “Saúde Mental e Adulto Mais Velho”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Divisão Estadual de Saúde Mental, realiza uma vasta programaçãodurante este mês de outubro, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10.

As atividades têm por finalidade colocar temas que alertem para as necessidades das pessoas com doenças mentais. Essa programação é  destinada aos profissionais de saúde, gestores, bem como à população em geral.

Algumas das doenças mentais mais comuns são as esquizofrenias, Alzheimer, epilepsia e alcoolismo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológico ou outros tipos de problemas relacionados ao abuso de álcool e outras drogas.

No Acre, a rede pública oferece pontos de atendimentos para portadores de transtornos mentais, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. O setor de desintoxicação, do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), oferece tratamento hospitalar para casos graves relacionados a transtornos mentais e uso de álcool e drogas, em especial abstinência e intoxicações severas.

Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/ad) que funciona como regime ambulatorial, no Conjunto Manoel Julião, oferece serviços destinados a proporcionar a atenção integral e contínua às pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.

De acordo com a psicóloga e técnica da Divisão de Saúde Mental da Sesacre, Laíssa Barbosa, a Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/01, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas com transtornos mentais e de seus familiares.

“A lei garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços, sociedade e cidade, e oferece cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece”, destaca Laíssa.

A psicóloga diz que esse modelo conta com uma rede de serviços e equipamentos variados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial, os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral. O programa de Volta para Casa que oferece bolsas para egressos de longas internações em hospitais psiquiátricos, também faz parte dessa política.

{xtypo_rounded2}

Programação

Dia 10 a partir das 15 horas será exibido um filme no Centro Cultural Thaumaturgo Filho e logo após será debatido o debatido o assunto;

No dia 14 a 18 as Escolas Glória Perez e Arena serão sensibilizadas com músicas, teatro e distribuição de materiais sobre saúde mental;

Já nos dias 26 a 27 os usuários dos serviços de saúde mental, trabalhadores de saúde e população em geral do Seringal Cachoeira irão receber os técnicos da Sesacre para tratar sobre o assunto (Políticas de Saúde Mental no Acre) e

Encerrando as atividades, no dia 31 uma oficina de beleza será  ofertada no Casarão, em frente ao Quartel da Polícia Militar, para todas as pessoas que tenham interesse em participar.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter