Em alusão à data Saerb entrega kits de combate ao desperdício
Orientação sobre o consumo racional da água e a distribuição de kits de combate ao desperdício marcaram as comemorações do Dia Mundial da Água na capital acreana, uma programação realizada pelo Governo do Estado, através do Deas, e Prefeitura, através do Saerb. De acordo com o diretor do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco Semy Ferraz, a data deve ser lembrada com ações concretas que reflitam no consumo consciente da água.
Em razão disso, foi lançada mais uma ação de entrega de kits de combate ao desperdício nos bairros Eldorado, Chico Mendes e Vitória. Serão distribuídas caixas d’água, bóias e torneiras às famílias que residem nestas localidades. A atividade inclui ainda palestras, filmes educativos de combate à dengue e pedido de ligação, religação e vistorias, além da possibilidade de negociação de dívidas.
Para o prefeito em exercício, Eduardo Farias, o objetivo do Movimento “Água é vida” é fomentar o debate sobre a importância da água, no dia a dia das pessoas. Segundo ele, a economia de água garante a melhoria dos serviços prestados pelo Saerb. “Com todo mundo economizando, não vai faltar água pra ninguém”, Jabiane Nascimento, moradora do bairro Eldorado, uma das contempladas com o kit de combate ao desperdício.
“Esperamos a longo prazo constatar a queda do desperdício. Mas já podemos mensurar que um dos resultados da ação é a melhoria e a regularidade do abastecimento”, destacou Semy Ferraz. Este projeto prevê a entrega de três mil kits, parte deste material já foi instalada nos bairros Montanhês, Tancredo Neves, Alto Alegre e Jorge Lavocat. Ao todo serão investidos R$360 mil.
Também esteve presente durante a entrega dos kits o diretor do Departamento de Água e Saneamento (Deas), Petrônio Antunes, que enfatizou os investimentos do Governo do Estado para reduzir desperdício e ampliar os serviços de distribuição e de saneamento. O representante do Deas lembrou que o Governo desenvolve hoje várias ações comunitárias e educativas voltadas para os moradores das áreas onde estão sendo construídas as obras do PAC Saneamento.