Dia Mundial da Água é comemorado com ação para a proteção do Rio Acre

O Dia da Água foi comemorado pelo governo do Estado às margens do Igarapé Almoço (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Dia da Água foi comemorado pelo governo do Estado às margens do Igarapé Almoço (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre celebrou o 22 de Março, Dia Mundial da Água, com uma ação efetiva em benefício de nossos rios: assinou mais um Termo de Compromisso com proprietários estabelecidos em áreas de nascentes – no caso, do Igarapé Almoço, localizado no quilômetro 7 da rodovia AC-40 – visando à criação e manutenção de uma Unidade Demonstrativa de Recuperação de Área de Preservação Permanente (APP).

As Unidades Demonstrativas são ambientes de pesquisa e referência para recomposição florestal da cobertura vegetal que margeiam e protegem os rios da erosão, as matas ciliares. Ainda que amparadas por lei, estas Áreas de Preservação Permanente foram ao longo do tempo degradadas pelo crescimento desordenado das cidades. Hoje, baseado em critérios ambientais bem formulados, o governo do Estado do Acre está investindo em sua recuperação e manutenção.

Contando sempre com um canteiro de mudas nativas, nas Unidades Demonstrativas para recomposição de APPs também ocorrem ações de conscientização das comunidades circundantes, envolvendo capacitação e formação em princípios de agroecologia, além de um trabalho de transversalidade com as escolas públicas locais, onde conteúdos para conscientização ambiental são vivamente aplicados em campo.

Foi assinado um Termo de Compromisso com proprietários estabelecidos em áreas de nascentes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Foi assinado um Termo de Compromisso com proprietários estabelecidos em áreas de nascentes (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Para o Secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a assinatura do Termo de Compromisso para a manutenção da Unidade Demonstrativa de Recuperação de Área de Preservação Permanente APP na nascente do Igarapé Almoço, representa uma dentre várias ações governamentais cujo objetivo é envolver a sociedade de forma participativa e consciente, para que ela possa cuidar adequadamente de suas águas e adequar-se ao regime natural dos rios.

“O governo do Estado tem feito várias ações, que vão desde a recomposição de matas ciliares ao longo de rios e igarapés, até os trabalhos que são feitos pelas estações hidrometereológicas, que estão sendo montadas em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), detectando através de instrumentos modernos o nível dos rios e incidência de chuvas em nossa região, tendo ainda os dados coletados disponíveis à população no endereço eletrônico do serviço ‘cotas online’. Além disso, o governo vem trabalhando na perspectiva de aproveitamento de nosso aquífero, que tem capacidade para abastecer 800 mil pessoas”, conclui o secretário de Meio Ambiente.

Dande Tavares, Coordenador do escritório do WWF-Brasil no Acre, lembrou que o 22 de março é também o dia das comemorações da “Hora do Planeta”, celebrada no Brasil e no mundo há cinco anos consecutivos, onde as luzes de estabelecimentos de visitação pública, como a Torre Eifel e o Cristo Redentor, são apagados durante uma hora para a reflexão em torno das temáticas ambientais.

“Estamos vivendo uma crise ambiental profunda, e as pessoas precisam se conscientizar disso se quisermos garantir algum futuro às futuras gerações, nossos filhos e netos”, conclui.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter