O Dia Mundial do Câncer é lembrado nesta terça-feira, 4. No Acre, a referência de tratamento e combate à doença é o Hospital do Câncer, em Rio Branco, criado há sete anos. Atualmente, o hospital atende cerca de cinco mil pacientes, entre homens, mulheres e crianças, incluso pessoas que vêm de outros estados brasileiros e até de outros países, como Peru e Bolívia.
O Acre trata todos os tipos de câncer. Os mais comuns são o de colo de útero, próstata e leucemia. “O Estado não envia mais pacientes para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), pois o hospital atende portadores de câncer em todos os casos da doença”, relata Mirian Késia, diretora do Hospital.
A unidade dispõe de oncologistas especializados em várias áreas, como oncologia Clínica, Pediátrica, Radioterapia, Cirurgia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Urologia, Ginecologia e Medicina Paliativa. Os médicos também participam de vários cursos e pesquisas. “Existem pesquisas em diversas áreas sendo feitas com os alunos residentes no Hospital das Clínicas e nós participamos e orientamos”, destaca o médico Oncologista, Antônio Carlos Vendette.
“Quanto mais cedo diagnosticado, mais chance de desaparecimento dos tumores e erradicação da doença. O indicado é que todas as pessoas façam exames preventivos uma vez ao ano. Se diagnosticado com a doença, o paciente terá um tratamento mais rápido e eficaz”, finaliza o oncologista.