Dia Internacional do Pedestre é celebrado nesta terça-feira

O Dia Internacional do Pedestre é comemorado nesta terça-feira, 8 de agosto. A data serve para chamar atenção dos motoristas, motociclistas e ciclistas que devem ter cuidado com quem é a parte mais frágil no trânsito, o pedestre.

Todos em algum momento acabam se colocando na posição de pedestre, por isso o ideal é que o comportamento seja de gentileza com evitando riscos.

Ter cuidado com o pedestre é um gesto de respeito à vida e amor ao próximo (Foto: Assessoria Detran/AC)

Os motoristas devem ser atenciosos e cordiais no trânsito. Ações simples podem melhorar a vida do pedestre, como dar preferência em faixas, não estacionar em calçadas, não estacionar em cima das faixas, ser paciente, entre outras”, ressalta o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo.

Onde houver semáforos de controle de passagem, os motoristas devem dar preferência aos pedestres que ainda não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

Ações do Detran

Desde 2016, o Detran Acre tem intensificado ações educativas voltadas para a temática, com a implantação do Programa de Proteção à Vida em Respeito às Faixas de Pedestres, com a construção de faixas elevadas em locais de grande fluxo de pessoas na capital.

Segundo dados da Coordenação de Engenharia de Trânsito da autarquia, nos primeiros seis meses deste ano ocorreram sete mortes no trânsito envolvendo pedestres. Em todo o estado, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 22% dos casos.

A Educação de Trânsito do órgão realiza trabalho contínuo de conscientização com crianças e adultos por meio de palestras em escolas, empresas e blitzes educativas para chamar atenção às regras de trânsito e reduzir acidentes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter