Celebrado nesta sexta-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude tem como objetivo homenagear os jovens e conscientizar a sociedade sobre a importância desse grupo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e instituída no Brasil em 2002.
No Acre, a classe é representada oficialmente pela Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), que promove ações e políticas públicas voltadas para essa faixa etária.
Neste ano, por exemplo, o órgão implantou o projeto Expressão Jovem, uma atividade itinerante que promove, entre comunidades do estado, lazer, saúde, cultura e esporte, entre outras. A primeira ação foi em 2015, no bairro Calafate, na capital, e envolveu mais de 800 jovens.
Outro movimento realizado pela instituição é o Diálogos, que tem apoio do gabinete do deputado federal Leo de Brito e parceria da Secretaria Adjunta de Estado de Humanização. O projeto visa democratizar o acesso à informação cidadã dos jovens por meio de conversas transversais, envolvendo a comunidade escolar.
Pensando no benefício direto ao jovem, a Assejuv iniciou o programa Bolsa Estágio, decretado em junho de 2015. Em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), a nova forma de seleção amplia as vagas e fortalece o acesso dos estudantes de baixa renda e do interior às políticas de estágio.
Mês da Juventude
Durante todo o mês de agosto, haverá atividades voltadas ao público jovem. Na programação, estão palestras e os eventos Expressão Jovem e Diálogos, entre outras ações culturais, que serão realizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Capixaba e Assis Brasil.
A comemoração foi instituída em 2015, por meio de projeto de lei do deputado estadual Manoel Moraes. Na primeira ocasião, cerca de quatro mil jovens participaram nas mais diversas regionais do Acre.
Além da semana, foram promovidas também as Conferências Estaduais de Juventude. O evento teve a presença de jovens dos 22 municípios do estado, em que foi garantida a paridade de gênero e diversidade étnico-racial. O Acre foi o primeiro estado a realizar 100% das conferências municipais, reunindo mais de três mil pessoas.
Sobre o Dia da Juventude, o assessor estadual da Juventude, Weverton Matias, destaca: “É o momento de reflexão e celebração acerca das conquistas históricas da juventude. No Acre, por meio do esforço conjunto do governo do Estado, desenvolvemos essas agendas que posicionam o jovem como agente central e vetor de políticas públicas”, diz.
Educação e oportunidades
Projetos na área de educação, que geram oportunidades aos jovens do Acre, foram desenvolvidos nos últimos anos pelo governo do Estado
Uma das ações é o Centro de Estudo de Línguas, que oferece gratuitamente aulas de inglês, espanhol, italiano e francês aos estudantes da rede pública de ensino e à comunidade em geral. Somente em 2016, o espaço ofereceu mais de quatro mil vagas nas mais de 200 turmas. Desde sua criação em 2011, estima-se que mais de 15 mil pessoas participaram das aulas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
Já o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (IMCF), criado em 2011, oferece aos estudantes cursos de filosofia, biologia, matemática, xadrez e química avançada nos períodos da manhã e da tarde. Localizado no Centro de Referências em Inovações para a Educação (Crie), o órgão atendeu até o momento mais de 12 mil jovens.
Além disso, oportunidades de empregos foram geradas com a implantação de empresas no estado, tais como a Acre Aves, Peixes da Amazônia, a suinocultura e o Contax Call Center, que, além de empregar os jovens, capacitou-os como atendentes de telemarketing por meio do curso oferecido pelo Instituto Dom Moacyr.
Matias ressalta que todas as instituições foram fruto dos esforços do governador Tião Viana, pensando em como fornecer aos jovens políticas que os beneficiam.
“No Acre, temos o esforço da educação como estratégia e instrumento central do processo de inclusão dos nossos jovens na sociedade. É uma nova realidade, pois a juventude assume protagonismo em ações por meio da execução de políticas públicas, garantindo a participação deles na construção do que queremos para a comunidade”, diz.