Dia Internacional da Animação

Rio Branco, Xapuri e Bujari participam da mostra de curta-metragens nacionais e internacionais realizada em mais de 400 cidades

dia_internacional_animacao.jpgPara celebrar o Dia Internacional da Animação, 28 de Outubro, a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) promove pela terceira vez em Rio Branco, a mostra de curta-metragens nacionais e internacionais que acontece em mais de 400 cidades de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.  Em Rio Branco, a 3ª edição do evento será realizada nesta quinta-feira, na Filmoteca Acreana. A novidade este ano é que o projeto conta com a exibição de curtas metragens acreanos produzidos por realizadores independentes e pelo NPD da Usina de Arte, com sessão às 18h30. A mostra tem início às 19h30, com a exibição de curtas nacionais e internacionais. Em seguida, está previsto debate com o público.

Mais duas outras cidades se agregaram ao projeto nesta edição: Xapuri pelo segundo ano e este ano pela primeira vez Bujari. A ideia, segundo Rose Farias, coordenadora do evento local, é que no próximo ano, mais cidades participem do projeto, pois dos 22 municípios, 15 deles possuem salas de exibição, através do projeto Cine+Cultura, nas salas de exibição já implantadas nos municípios.

"Essa é a terceira vez que Rio Branco participa da mostra no gênero aqui no Acre, e Xapuri já aderiu à mostra e este ano Bujari, com certeza outros municípios estarão participando no ano que vem principalmente os que possuem Cine+Cultura já implantados. Quando pintou o convite, logo achamos interessante, pois o cinema de animação é fantástico e a cada ano amplia o foco de atuação, interagindo com as diversas linguagens artísticas. Iremos mobilizar estudantes na área das artes visuais, produtores independentes, abdistas, cineclubistas, enfim, a mostra está aberta para quem quiser ver o que de mais interessante está sendo criado no gênero animação".

28 de Outubro

Foi nesta data, em 1892 (3 anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere), que Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará novamente com o apoio na divulgação da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV e Cine Brasil TV, além do apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes, do Fórum dos Festivais, do Centro de Produção de Legendas e do Habanero Áudio.

A mostra tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

O evento em Rio Branco conta com ao apoio do Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour e NPD da Usina de Arte e ABDeC/Acre. A entrada é franca.

Serviço: Filmoteca Acreana – Avenida Getúlio Vargas, 389 – Centro
Telefone: 3223-1210

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter