Terapia do relaxamento garante a saúde física e mental dos servidores
Humanização. Esta é a palavra de ordem no serviço público estadual. No Instituto de Meio Ambiente (Imac), atenção especial é dada à saúde dos 167 funcionários da casa. É só escolher e agendar a hora e qualquer servidor pode ter acesso à terapia do relaxamento. A terapia homeostática é ministrada aos servidores pelo aluno Bruno Tremolet, do último ano do curso de Fisioterapia de uma universidade particular de Rio Branco.
A terapia do relaxamento vai além da massagem corporal. O futuro fisioterapeuta Bruno Tremolet, especialista em massoflaxia, explica que a terapia garante a saúde do corpo e da mente. “A terapia homoestática cuida do equilíbrio interno, e o resultado é que o corpo passa a funcionar melhor”, esclarece. Ele apresentou o projeto à direção do Imac, no início deste ano, e a recepção do presidente, Fernando Lima, “foi excelente, ele bancou a ideia na hora, demonstrando que se preocupa de fato com a saúde dos servidores”, relata Tremolet, que agora já está fechando contrato com as secretarias de Meio Ambiente e de Gestão Administrativa.
O engenheiro civil Jerônimo Brasil, da Divisão de Infraestrutura do Imac, conta que sentia fortes dores musculares, o que chegou a prejudicar seu desempenho no trabalho. Só teve que escolher o horário para receber a massagem. Na sala, o ambiente levemente perfumado e o som baixo de música instrumental garantem que a massagem de trinta minutos deixe o paciente totalmente relaxado e sem dores musculares.
Jerônimo diz que, depois da massagem, sem dores musculares, sentiu melhor-se e, por consequência, sua produção aumentou. “Claro que nós, servidores, nos sentimos mais valorizados por saber que a direção do órgão em que atuamos se preocupa com nossa saúde. Isso estimula a todos”, afirmou.
Para o presidente do órgão, Fernando Lima, cuidar da saúde dos servidores é a garantia de boa prestação dos serviços do órgão. “Depois que os servidores começaram a ter acesso à terapia do relaxamento, podemos dizer que a produtividade aumentou e o serviço é executado até com mais critério. A humanização exigida pelo governador Tião Viana é levada a sério aqui no Imac”, relata Lima.
Além da terapia do relaxamento, os servidores do Imac contam ainda com visitas periódicas de médicos e técnicos das secretarias estadual e municipal de Saúde. Exames preventivos femininos, aferição de pressão e glicemia e vacinação são postos à disposição dos funcionários regularmente na própria sede do Imac.
Comemorando juntos
Outra ação simples, mas que estimula os servidores, é a comemoração dos aniversários de todos os funcionários do Imac. As festas são feitas a cada dois meses, homenageando os funcionários do período. Segundo o diretor técnico do Imac, Paulo Viana, a comemoração é uma forma de confraternização entre os servidores e de valorizar cada um deles. Rafael Gomes, do Sistema Estadual de Informações Ambientais, diz que é bom ser lembrado pelos colegas e pela direção e poder comemorar o aniversário junto com os parceiros de serviço.
Bodas de prata com sucesso
O Imac comemora esta semana 25 anos de fundação no Estado. Oficinas de reciclagem de papel, bazar sustentável, distribuição de mudas de plantas, brincadeiras com filhos dos funcionários e café da manhã marcaram as comemorações. E o que não falta é motivo para comemoração: a redução no desmate e queima é de 60% de janeiro a setembro deste ano com relação ao ano passado. Para o diretor técnico do instituto, Paulo Viana, a educação ambiental, as parcerias e a conscientização dos produtores foram fundamentais para a redução das queimadas no Acre.
Além disso, em breve o Imac será um dos poucos Estados do Brasil a ter seu próprio Documento de Origem Florestal (DOF), que vai possibilitar mais agilidade no transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa, como madeira e óleos.
Os dois dias de festa do aniversário do Imac coincidiram com as atividades da Semana do Servidor. No encerramento, o show da servidora Célia Gomes foi uma emoção à parte. Ela cantou músicas regionais, e da MPB, encerrando com músicas da cantora francesa Edith Piaf.
Célia faz parte do exército de talentos que está no serviço público acreano. Filha e irmã de músicos renomados (filha de Chiquinho Arigó e irmã de Graça Gomes e Chico Chagas), ela desde cedo canta e encanta. Ao som da voz da afinada servidora pública, a programação de aniversário de 25 anos do Imac foi encerrada.