Dia do Radioamador é comemorado na Biblioteca da Floresta

Exposição de equipamentos abriu a programação das comemorações do Dia do Radioamador (Foto: Leandro Chaves/Biblioteca da Floresta)

Exposição de equipamentos abriu a programação das comemorações do Dia do Radioamador (Foto: Leandro Chaves/Biblioteca da Floresta)

Comemorado em todo o Brasil, o Dia do Radioamador, 5 de novembro, foi celebrado na Biblioteca da Floresta pela Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão no Acre (Labre-Acre) – associação civil de radioamadores acreanos sem fins lucrativos.

À tarde, na entrada da Biblioteca, foram expostos diversos equipamentos de rádio, cartões de confirmação de contato – os chamados QSL –, diplomas e operações em fonia e CW, ou telegrafia/código Morse.

Depois, no começo da noite, os radioamadores realizaram, no auditório, uma assembleia para criar juridicamente a Labre-Acre e eleger o presidente e o secretário, além de aprovar o estatuto social da entidade. Os nomes escolhidos para presidirem e secretariarem a Labre foram André Bracciali e Hércules Castro, respectivamente.

Aldo Silva da Cruz é um dos radioamadores mais experientes do Acre. Em 2008 e 2012 foi o vencedor brasileiro da categoria baixa potência em comunicação, juntamente com outros países, em concurso internacional de radioamadores, o Contest, e o segundo melhor resultado da América do Sul.

“A ideia desses concursos é contatar o maior número possível de radioamadores pelo mundo. Alguns países possuem atividades radioamadoras muito restritas, como o Iraque, por exemplo, e contatar esses países proporciona pontuações maiores do que localidades mais abertas à prática”, explicou Aldo.

Neste ano, o Contest homenageia o líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes – como parte da programação dos “25 Anos Chico Mendes Vive Mais!”. O evento será realizado nos dias 14 e 15 de dezembro e conta com a participação de radioamadores de várias partes do mundo.

Biblioteca da Floresta foi homenageada durante criação da Labre-Acre (Foto: Leandro Chaves/Biblioteca da Floresta)

Biblioteca da Floresta foi homenageada durante criação da Labre-Acre (Foto: Leandro Chaves/Biblioteca da Floresta)

Para o presidente da Labre-Acre, um dos desafios da entidade é reunir todos os radioamadores espalhados pelo estado para que se filiem e fortaleçam o grupo. “Devido à falta de uma entidade oficial, esses radioamadores encontram-se espalhados em grupos diferentes e nossa primeira meta é reuni-los”, afirma Bracciali.

Biblioteca da Floresta é  homenageada durante programação

Na ocasião, o grupo homenageou a Biblioteca da Floresta, parceira dos radioamadores. O diretor da instituição, Marcos Afonso Pontes, recebeu um diploma de membro honorário pela contribuição que a biblioteca tem dado para a realização das atividades da Labre.

Com a criação da entidade, que terá sede provisória na biblioteca, os interessados poderão se afiliar e participar dos cursos de radioeletricidade, aulas de telegrafia e oficinas de construção de antenas e equipamentos, além de outros mais. Entre as categorias de afiliação estão sócios jovem, efetivo, benemérito e honorário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter