Dia do Fonoaudiólogo: profissional que ajuda na melhoria da comunicação

Nesta terça-feira,9, é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo. Regulamentada em 9 de dezembro de 1981, por meio da lei nº 6.695, a fonoaudiologia tem ampliado a cada dia o campo de trabalho e educação.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável por tratar e estudar os distúrbios existentes na comunicação humana e na linguagem, cuidando das dificuldades que ocorrem na audição, fala, escrita e leitura. Além disso, ele também auxilia aos que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como políticos, locutores, professores e artistas, por exemplo.

A fonoaudióloga Gabriela Lima ressalta que uma boa comunicação é fundamental para a interação social (Foto: Arquivo Sesacre)
A fonoaudióloga Gabriela Lima ressalta que uma boa comunicação é fundamental para a interação social (Foto: Arquivo Sesacre)

Os profissionais de fonoaudiologia podem atuar em ambientes hospitalares junto ao paciente internado, por meio de avaliação e reabilitação da deglutição – ato de engolir. Podendo trabalhar, também, em outros meios, como postos de saúde, clínicas de reabilitação, escolas, universidades, assessorias e consultorias, hospitais, secretarias de Educação e Saúde, consultórios, além de rádio e TV.

Gabriela Lima, fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ressalta que a fonoaudiologia é fundamental na relação com o próximo. “A fonoaudiologia é uma área muito ampla. Ela auxilia no bem-estar da fala, audição e respiração. As pessoas têm percebido que uma boa comunicação é fundamental para a interação com o outro.”

Para a estudante de jornalismo Francilene Moura, a fonoaudiologia deveria andar em conjunto com o profissional de comunicação, pois é uma área que precisa do auxílio de um fonoaudiólogo. “Quem trabalha com a voz precisa se fazer entender, e para isso precisamos tomar cuidados que só um fonoaudiólogo vai saber explicar”, conta.

Atualmente, a fonoaudiologia vem sendo considerada uma das profissões mais respeitadas no Brasil, tendo desempenhado significativo papel nos mais diversos tratamentos e acompanhamentos, amplamente na área da saúde e no segmento educacional.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter