Alunos usam redes sociais para levar solidariedade aos colegas atingidos pelas enchentes
A turma de estudantes do Projeto Poronga da escola Antonio Fernandes, no bairro Santa Inês, vai comemorar seu dia de forma especial. Os 37 alunos enviarão mensagens através de blogs e twitter para os jovens que recentemente sofreram com as enchentes que devastaram cinco municípios do estado de Pernambuco e Alagoas. Toda ação será transmitida, ao vivo, no programa Conexão Futura, que vai ao ar das 14h30 às 16h30, no Canal Futura.
Israel Alves, de 16 anos, é aluno do Poronga e revela seu desejo em mandar uma mensagem de força e incentivo para seus colegas do Nordeste, mesmo sendo por meio das novas tecnologias, ele acredita que pode contribuir. "Por um lado, fica difícil ajudar na prática, mas com o uso das tecnologias podemos diminuir a dor. Quero dizer a eles que vão superar todas as perdas e que continuem a estudar".
Além do Acre, participam também jovens que frequentam projetos semelhantes ao Poronga, dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas. Os municípios de Barreiros, Palmares, Água Preta e Catende, em Pernambuco, e Branquinha no Estado de Alagoas, os mais atingidos pelas chuvas, foram os escolhidos para a atividade.
Uma equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional do Acre (NTE) está oferecendo uma oficina aos 37 estudantes no laboratório da própria escola, sobre criação e uso das ferramentas das principais redes sociais utilizadas pelos jovens atualmente. Para a adolescente Regina Ferreira, 15, a ação vai permitir a descoberta de outras maneiras de interagir. "Vou conhecer melhor a realidade social deles e eles a minha de forma prazerosa.
O objetivo principal dessa iniciativa, que tem como principal incentivador a Fundação Roberto Marinho, é comemorar o Dia do Estudante, ressaltando a Escola como espaço humanitário, oportunizando aos seus atores, a comunicação afetiva pela palavra e por outros meios, entendendo a solidariedade como uma construção social e cultural.