Dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data é uma oportunidade para incentivar a população a doar sangue e realizar um ato de solidariedade, bem como para homenagear aqueles doadores voluntários, graças aos quais, muitas pessoas podem sobreviver e viver melhor.
Para celebrar a data, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), dá início, nesta segunda-feira, 25, à Semana Nacional do Doador. “Nós preparamos uma atividade para o dia com o tema ‘Quem tem coração doa’, como forma de homenagear e agradecer aos doadores voluntários que colaboram para manter abastecido o estoque de sangue do Hemoacre”, disse a gerente de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), Marlice Aquino.
De acordo com Marlice, a data será comemorada com uma festa para os doadores de sangue. “Pela manhã, haverá sorteio de brindes, apresentações de dança, exposição de produtos, limpeza de pele, massagem e corte de cabelo, tudo para homenagear os doadores de sangue”, contou.
A doação de sangue é um ato voluntário e também de responsabilidade social, já que, apesar do avanço da ciência, o sangue continua sendo um produto humano que só pode ser adquirido por meio da doação.
“A participação da população na doação de sangue é fundamental para a manutenção dos estoques, buscando evitar que a demanda de solicitação de bolsas de sangue seja maior que a reposição do mesmo”, finalizou Marlice.
Governo do Estado agradece doações
{xtypo_rounded2}
Quem pode doar
Podem ser doadoras de sangue pessoas na faixa etária de 16 a 69 anos, que pesem mais de 50 quilos e estejam em boas condições de saúde, e apresentem um documento oficial com foto. Nao é necessário estar em jejum para doar sangue.
Onde doar
Cruzeiro do Sul – Rua Pedro Teles, 600, bairro Manoel Terça (ao lado da
Casa do Menor), de 7h30 às 17h30, segundas, quartas e sextas-feiras.
Brasileia – Rua Generalíssimo Deodoro, 417, bairro Raimundo Chaar, terças-feiras, de 6 horas às17 horas.
Rio Branco – Avenida Getúlio Vargas, 2.787 – ao lado do Teatro Plácido de Castro – de 7h15 às 17h40, de segunda a sábado.
Unidade Móvel Rio Branco – todas as sextas-feiras, na entrada Calçadão da Benjamin Constant, Centro, de 8 horas às 12 horas.
{/xtypo_rounded2}