Dia de Campo na TV mostra vantagens do manejo florestal digital

Modeflora é desenvolvido pelas unidades da Embrapa do Acre e do Paraná

 

modeflora_floresta_virtual-02.jpg

Modeflora permite mapeamento minucioso da área de manejo, levando em consideração aspectos da realidade da floresta (Imagem: Embrapa)

O Modelo Digital de Exploração Florestal (Modeflora), tecnologia que utiliza recursos de informática e equipamentos de alta precisão no manejo de recursos madeireiros, será tema do Dia de Campo na TV desta semana. O programa, que irá ao ar na quarta-feira, 11, mostrará as vantagens da aplicação do manejo de precisão nas diversas etapas da atividade florestal.

Desenvolvido pela Embrapa Acre (Rio Branco) e Embrapa Florestas (Colombo/PR), o Modeflora  permite um mapeamento rigoroso da área de manejo, levando em consideração aspectos da realidade da floresta. Desde 2007 a tecnologia é utilizada por diversas empresas do setor madeireiro acreano, na execução de seus planos de manejo. O Estado já contabiliza mais de 80 mil hectares de floresta manejados de forma digital.

Indicado para o manejo de florestas tropicais, o Modeflora utiliza de forma integrada aparelhos GPS, barômetros, imagens de radar de alta resolução, coordenadas geográficas, programas de sensoriamento remoto e outros recursos tecnológicos para fornecer a localização exata das árvores e detalhes do relevo e da hidrografia entre outras questões essenciais para o bom manejo da floresta. Segundo o pesquisador da Embrapa Acre, Evandro Orfanó, esse detalhamento evita erros no planejamento e na execução da atividade, além de permitir o monitoramento das operações de campo.

"Um dos grandes ganhos do sistema digital é a alta precisão das informações, fator que confere maior eficiência à atividade. O planejamento eficiente das intervenções e torna o manejo florestal mais harmônico com o ecossistema florestal, reduz custos e minimiza o impacto ambiental sobre a floresta", afirma. 

O programa Dia de Campo na TV é transmitido pelo Canal Rural (Net / Sky/ Parabólica), a partir das 9h30; Canal NBR (TV do Governo Federal), aos domingos, às 7h; TV Educativa  de São Carlos/SP (canal 48), às quintas-feiras, às 18h; e TV Sete Lagoas/MG, às quintas-feiras, às 22h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter