Como comemoração ao Dia das Crianças, o Hospital das Clínicas do Acre (HC) recebeu nesta quinta-feira (11) representantes da Loja Maçônica Sete de Setembro com doações de vários brinquedos para reforçar o espaço infantil do HC.
A brinquedoteca é ambiente lúdico, com brinquedos para várias faixas etárias, e foi criada para melhoria do atendimento, garantindo maior comodidade aos pacientes, uma vez que as crianças podem desenvolver atividades de recreação sob a supervisão de profissionais de psicologia e serviço social enquanto os pais são atendidos. O espaço também é aberto para os filhos dos funcionários do HC.
Durante a entrega dos brinquedos, Maria de Nazaré da Silva, que tinha acabado de sair da consulta, trouxe o filho para conhecer o espaço. Para Maria, “o espaço é importante demais porque, mesmo que a criança esteja agitada, quando ela chega aqui e brinca já começa a ficar calma”.
Dulcílio Farias, um dos representantes da Loja Maçônica, conta que todo ano a loja realiza alguma atividade nessa data. “É nossa filosofia atender lugares que carecem dessa assistência. Por isso, estamos fazendo nossa parte. O bom de fazer essa doação aqui no hospital é que podemos alcançar não apenas uma criança, mas várias. É uma ação de grande abrangência”, disse.
“Doações como estas são muito significativas para a unidade, considerando que os recursos da saúde são destinados a medicamentos e materiais médico-hospitalares e não podem ser usados para a compra de brinquedos”, comenta o superintendente do HC, Carlos Eduardo Alves.
Outras comemorações
O Dia das Crianças também foi comemorado com uma festa na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Com o apoio de vários grupos de voluntários, a festa teve distribuição de brinquedos, lanches e um ambiente ornamentado, com contadora de histórias e música ao vivo com o Ministério de Louvor da Igreja Morada do Sol.
Além dessa comemoração, um grupo de quatro servidoras do HC caminhou durante toda a manhã desta quinta-feira pelos setores da unidade. Caracterizadas com roupas de palhaço, distribuindo doces e fazendo mágicas, as servidoras foram responsáveis por momentos de alegria com todos que encontravam, não apenas com as crianças.