Dia da Mulher Indígena é celebrado na Secretaria de Educação

Encontro elaborou ideias e debates a partir do tema “Saúde da Mulher Indígena”

3___ssa.jpg
 

5sxvsf.jpg

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte promoveu na manhã desta terça-feira, 11, um encontro em comemoração ao Dia da Mulher Indígena (Assessoria SEE)

Com plena consciência do papel da educação na valorização da cultura indígena, tanto no Acre como no Brasil, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) promoveu na manhã desta terça-feira, 11, com auxílio do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Acre, um encontro em comemoração ao Dia da Mulher Indígena.

O evento trouxe convidados para palestrarem durante a ocasião, trabalhando com o tema "Saúde da Mulher Indígena" e elaborando, a partir dele, debates que envolveram questões como a preservação da cultura indígena, meios de combater a discriminação (com atividades escolares e palestras voltadas para o público infanto-juvenil) e a construção de uma estratégia que inicie a implementação da Lei nº 11.645, do ano de 2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígenas em todas as escolas brasileiras, junto de História da África e Cultura Afro-Brasileira.

O secretário de Educação e Esporte (SEE), Daniel Zen, reforçou os avanços que o Estado vem conseguindo ao longo dos anos, como a distribuição de 16 etnias em 35 aldeias e a elaboração de escolas e materiais voltados para facilitar o ensino dos povos indígenas. "Além de continuarmos melhorando nossos instrumentos educacionais, devemos combater todos os tipos de desigualdade que ainda se mostram presentes não só na área indígena, mas em todos os setores da educação. Com a ajuda de todos, isso se torna cada vez mais possível", destacou.

Uma das convidadas, Alessandra Manchinery, trabalha com projetos voltados para a investigação das redes migratórias do Povo Manchiney, presentes nas fronteiras de Peru, Bolívia e Brasil. "Por ser parte dessa causa, já me deparei com situações nas quais confirmei que a falta de informações e a ignorância só colaboram para o atraso da conscientização", declarou.

Concita Maia, secretária de Políticas para as Mulheres, enfatizou a importância do trabalho realizado e das melhorias que a educação voltada para os povos indígenas vem alcançando. "Todos nós devemos continuar lutando, porque todo sucesso na vida se alcança por meio de muita luta. E nossa união é parte fundamental dessas conquistas", declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter