Dia da Mancha Dormente: campanha pretende diagnosticar e prevenir casos de hanseníase no Acre

Doença é causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos

30 de janeiro marca o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Para falar sobre a data, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre promove nesta segunda-feira, 31, das 8 às 16 horas, uma campanha de atendimento ao público com o slogan: “Dia da Mancha Dormente”. O atendimento será realizado na sede do Programa de Dermatologia Sanitária, na Rua Pernambuco, 286, bairro Dom Giocondo.

O objetivo é diagnosticar precocemente possíveis casos de hanseníase, além de orientar a população sobre como se prevenir da doença. De acordo com a responsável pelo Programa de Dermatologia Sanitária, Franciely Muniz, as pessoas devem estar atentas.

“Se aparecerem no corpo mancha dormente, esbranquiçada ou avermelhada, perda de pelos, pouco suor na área afetada e sensação de formigamento, isso pode ser o início de hanseníase”, orienta Muniz.A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por uma bactéria que afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face.

Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e a vida social. No passado era comum em todos os continentes e deixou uma imagem assustadora de mutilação, fazendo com que os portadores da hanseníase sofressem rejeição e segregação por parte da sociedade.

Para Franciely Muniz, o diagnóstico precoce, o tratamento regular e o acompanhamento da equipe médica podem impedir o aparecimento das deformidades incapacitantes.

Como se pega a hanseníase?

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, transmitida diretamente da pessoa não tratada para a outra através das vias respiratórias. A doença ocorre em pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade, cor ou classe social.

Entretanto, a maioria das pessoas, mesmo em contato com o micróbio, não adoece porque tem uma resistência natural. E nem todos aqueles que adoecem são capazes de transmitir a doença. Os que transmitem a doença são chamados de multibacilares. Após o início do tratamento, eles deixam de transmitir a doença.

Quando suspeitar de hanseníase?

Se uma pessoa apresentar um ou mais dos seguintes sinais: Uma ou mais manchas esbranquiçadas ou róseas, ou mesmo avermelhadas e acastanhadas, que tenham alteração na sensibilidade (dormência).

Qualquer área do corpo com alteração da sensibilidade, principalmente mãos e pés. Em alguns casos pode haver também diminuição da força muscular.

Como verificar se a mancha é dormente?

Um teste simples pode ser feito para a verificação da alteração na sensibilidade térmica da pele. O teste pode ser feito com um tubo de ensaio contendo água morna, e outro contendo água natural. A pessoa que está sendo examinada deve estar de olhos fechados ou sem olhar para a região do teste.

A pele deve ser tocada suavemente na área suspeita de dormência e na pele sadia. Quando a pessoa sente de forma diferente o toque da ponta do tubo de ensaio ou não sente na área da mancha, pode se tratar de um caso de hanseníase.

Nesses casos, a pessoa deve procurar um posto de saúde na região onde mora para um exame mais completo.

O tratamento é gratuito

O tratamento é fornecido gratuitamente pelo governo federal a todos os doentes. Recebe o nome de poliquimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos, de acordo com a forma clínica da doença.

Nas formas paucibacilares (poucos bacilos), que acometem pessoas mais resistentes à doença, são utilizados dois medicamentos durante seis meses. Os multibacilares (muitos bacilos), que têm menos resistência à hanseníase, fazem o tratamento com três medicamentos, por 12 ou 24 meses.

O tratamento é seguro e apresenta excelentes resultados, principalmente quando realizado sob supervisão médica regularmente.