Dezesseis dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

“Quem ama, abraça”  é o tema da campanha acreana

No dia 25 será lançada Acre a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. O movimento reflete a adesão do Estado ao movimento internacional, que existe há 20 anos e que ocorre atualmente em 159 países. A abertura será na rua Raimundo Nonato, no bairro Vitória, às 16h30.

“Foi escolhida a 5° Regional para o lançamento, porque ela é a área que tem o índice de maior crescimento da violência doméstica em Rio Branco, e a intenção é levar a campanha para as ruas e bairros e que esse trabalho tenha continuidade. Essa regional contempla 34 bairros, como Montanhês, Vitória e São Francisco. No entanto, a regional que possui o maior índice de violência doméstica ainda é a que corresponde ao Segundo Distrito da capital acreana”, explica a representante da Secretaria de Estado de Segurança, Rosemeire Fonseca.

O objetivo da campanha é  sensibilizar a sociedade e o Estado para o enfrentamento à violência. O tema acreano será: “Quem Ama, Abraça”, que motiva a sensibilização, porque fala sobre amor e abraço, sendo o abraço um convite para se aproximar da causa com fraternidade, em um ato que simboliza carinho e amizade.

“A violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras. Assim, faz-se necessário somar esforços para contribuirmos para o fortalecimento da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher”, afirma a secretária da SEPMulheres, Concita Maia.

São 16 dias de ativismo, porque nesse período há também outras datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos: inicia dia 25, que foi declarado o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, seguido pelo 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Combate à Aids, 6 de dezembro: Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), que incentivou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco no Brasil e Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e conclui no dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Veja a programação aqui

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter