Detran se prepara para a Expoacre 2011

Além da fiscalização, o órgão também estará atuando com a Educação de Trânsito

dsc05707a.jpg
dsc06283.jpg
dsc06300.jpg

As atividades educativas e de conscientização do Detran serão concentradas nas principais vias de acesso à feira agropecuária, nos bares e restaurantes e no estacionamento do Parque de Exposição Castelo Branco (Foto: Assessoria Detran)

Uma das grandes preocupações do governo do Estado durante a Expoacre 2011 é com o retorno para casa em segurança de quem for até o Parque de Exposição, em busca de diversão e até mesmo fechar negócios.

Para tanto, o Detran estará com sua equipe de fiscalização e educação de trânsito. “Sabemos que a Expoacre atrai milhares de visitantes, inclusive pessoas que se deslocam de municípios e isso modifica consideravelmente a rotina do tráfego aqui na capital, principalmente próximo ao local do evento. Com isso, temos que trabalhar medidas preventivas de acidentes, mas também, zelar pela fluidez no trânsito”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Além das alterações já amplamente divulgadas pela imprensa local, que ocorrerá no trânsito no período das 7 às 12 horas deste sábado, 23, para poder acomodar a cavalgada de abertura e também os condutores que necessitarem se locomover pelo mesmo trajeto, o Detran alerta os frequentadores, principalmente os condutores de veículos, sobre os cuidados que devem tomar ao se dirigirem à feira.

“Estaremos todos os dias pedindo que as pessoas evitem o consumo de bebida alcoólica, se tiverem a intenção de dirigir posteriormente, e evitar o uso do celular ao volante, pois qualquer falta de atenção pode provocar um acidente. Além disso, dezenas de pessoas realizam o trajeto até a feira a pé, tornando as vias próximas ao local bastante movimentadas, o que gera riscos de ocorrências de acidentes”, pontua Sawana Carvalho.

As atividades educativas e de conscientização serão concentradas nas principais vias de acesso à feira agropecuária, nos bares e restaurantes e no estacionamento (entrada) do Parque de Exposição Castelo Branco. Contam com a parceria do Projovem, onde 50 alunos estarão juntos com a equipe de educação nas abordagens. “Entre fiscalização e educação, ao todo, o Detran estará com mais de 100 pessoas atuando todos os dias em prol de um trânsito seguro”, afirma a diretora-geral.

Trabalhando os futuros condutores

Dentro do espaço Expoacriança, todos os dias terá uma programação voltada exclusivamente ao trânsito. Serão duas apresentações diárias de teatro e cinema em dias alternados. Sendo a primeira as 19h30 e a segunda iniciando as 21 horas.

Juizado de Trânsito amplia horário de atendimento na Expoacre 201

O Juizado de Trânsito de Rio Branco (JTRAN) resolveu ampliar o horário de atendimento ao público durante a realização da Expoacre 2011, quando há considerável aumento do fluxo de veículos na cidade, especialmente nas mediações do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, e em virtude do período noturno concentrar 60% dos registros de acidentes de trânsito.

Dessa forma, no período de 23 a 31 de julho deste ano, o atendimento realizado pelo JTRAN será de 19 horas ininterruptas, com início às 7 horas da manhã e término às 2 horas da madrugada. Serão três equipes e duas viaturas, composta por secretário, perito e policial de trânsito, que irão trabalhar em sistema de escala, para atender as ocorrências do período.

A decisão que amplia o horário de atendimento do JTRAN foi regulamentada pela Portaria nº 013/2011, editada pela Juíza Larissa Pinho, que atualmente responde pelo 1º  Juizado Especial Cível e Núcleo de Juizado de Trânsito de Rio Branco. O objetivo da medida é assegurar tranquilidade e comodidade ao cidadão, de acordo com os princípios norteadores dos Juizados Especiais, quais sejam a celeridade, economicidade e oralidade.

O JTRAN é um serviço da Justiça Acreana desenvolvido desde 1995. Em Rio Branco, quando o JTRAN é  acionado, suas viaturas se dirigem até o local do acidente, propiciando às partes envolvidas o ressarcimento dos danos materiais de forma rápida, eficaz, econômica e segura. O serviço prestado pelo Juizado é  totalmente gratuito.

Em caso de acidentes de trânsito que não envolvam veículos oficiais, vítimas ou patrimônio público, o cidadão deve ligar para os telefones 190 ou 9985.2750 ou 3211.5566.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter