Detran renova termo de cooperação com a PM e anuncia investimentos durante troca de comando do Batalhão de Trânsito

Mais que triplicado, assim foi estabelecido o percentual de reajuste no montante repassado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) à Polícia Militar do Acre (PMAC), oficializado nesta quinta-feira, 22, com a assinatura do termo de cooperação com a corporação, em Rio Branco. O novo valor, após a renovação deste ano, será superior a R$ 8,5 milhões.

Tenente-coronel Eliana Maia, à direita, assume o comando do BPTran. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

O investimento, sempre revertido na manutenção e custeio das atividades ostensivas de trânsito, vai chegar aos 22 municípios do Acre. Com exceção da capital e de Cruzeiro do Sul, onde o trânsito é municipalizado, nas demais cidades a fiscalização e organização do tráfego é feita exclusivamente pelo Detran e PMAC.

“Temos mantido todos os nossos compromissos, pois é a PM que chega onde o Detran nem sempre consegue se fazer presente. O trabalho de fiscalização tem sido fortalecido e os números mostram isso. Temos feito operações conjuntas e mobilizado a sociedade, sempre alertando para a mudança de postura dos condutores, cada vez mais necessária para salvar vidas”, lembrou a presidente do Detran, Taynara Martins.

Durante a troca de comando do BPTran, Detran e PMAC renovaram termo de cooperação. Foto: Kelvisson Monteiro/Detran

A partir de agora o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) passa a ser comandando pela tenente-coronel Eliana Maia, que deixa o comando o 4º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Senador Guiomar, e que também é responsável pelo policiamento em Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia, por meio de suas companhias destacadas e pelotões.

Além da renovação do termo de cooperação, a presidência do Detran anunciou ainda a transferência de recursos para custeio de todo o fardamento da PMAC, a exemplo do que já foi feito em 2023.

“Nessa parceria com o Detran, ajudamos a cuidar do sistema estadual de trânsito. Estamos nas vias urbanas e rurais, nesse trabalho fundamental da PM. O termo nos possibilita realizar investimentos no policiamento de trânsito urbano e rodoviário, além de todo o Sistema de Segurança Pública do Estado”, afirmou o coronel Luciano Dias Fonseca, comandante-geral da PMAC.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter