O Detran está realizando um trabalho de reforço à sinalização nas regiões de fiscalização eletrônica, atendendo aos pedidos da população de Rio Branco. O serviço consiste na implantação de corredores com tachões a 50 metros dos equipamentos, além da colocação de mais placas de trânsito e adesivos refletivos em todos os postes dos aparelhos. Também serão colocados, a 100 metros dos instrumentos, pictogramas, que consistem na inscrição da velocidade permitida no pavimento asfáltico.
A ação foi iniciada na quinta-feira, 8, no radar do Bairro Taquari. O objetivo é trazer ainda maior visibilidade aos pontos de radares e, por sua vez, mais transparência e legitimidade aos atos da fiscalização eletrônica. Nos próximos dias, o serviço deve ser realizado nas imediações dos equipamentos instalados na Avenida Antônio da Rocha Viana e demais.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, atenta que o reforço da sinalização é mais um elemento para evitar que os motoristas desatentos sejam pegos de surpresa. “Ao se deparar com esses obstáculos na via, o condutor vai se dar conta de que há um ponto de fiscalização eletrônica e isso vai evitar infrações em excesso”, esclarece.
Sawana diz ainda que a intenção dos radares não é a arrecadação, e sim a educação. Para tanto, o órgão pode realizar, de acordo com as leis de trânsito, a conversão de infrações em advertências ao assistir a palestra, em casos de multas em que o condutor ultrapassou em até 20% da velocidade permitida. A prerrogativa é válida desde que o mesmo não seja reincidente em infração média ou já tenha alguma grave ou gravíssima em seu prontuário.