O Detran realizou, nesta terça-feira, 11, no auditório da Secretaria de Estado de Produção Familiar (Seaprof), o ultimo leilão de veículos apreendidos e com débitos neste ano de 2012. O leilão tem como foco regularizar a situação dos automóveis, muitos dos quais em situação precária e que, não podendo mais circular pelas ruas, são comprados por ferros-velhos.
Foram 98 lotes, correspondentes a carro ou moto, 12 dos quais tiveram a situação regularizada pelos proprietários e foram resgatados. Outros estavam em situação crítica e não poderão ir a leilão. Os demais lotes também foram arrematados, e o dinheiro arrecadado servirá para quitar as dívidas com IPVA, imposto cobrado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e licenciamento e multas, que são débitos com o Detran.
Os carros e motos leiloados são veículos com documentação irregular apreendidos em blitze ou utilizados em crimes como tráfico e outros que acumulam dívidas. “É uma oportunidade que os proprietários têm para quitar suas dívidas e regularizar a situação de seus veículos, encerrando o ano com o sentimento de dever cumprido”, diz a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
O dinheiro arrecadado com o leilão é todo utilizado para quitar as dívidas dos veículos. Alguns inclusive são arrematados por um valor menor que a divida, casos em que os valores a serem pagos pelas taxas de licenciamento, IPVA, seguro e multas são amortizados e quitados pelo valor do lance do veículo.
Os leilões ocorrem em intervalos regulares. Eles são realizados de acordo com a ocupação do pátio e vencimento das dívidas. São regularizados de acordo com edital, organizados pela Diretoria de Operações do Detran e realizados por empresa leiloeira da cidade, que fica responsável por receber os pagamentos e regularizar a situação de cada veículo.