Os correios promoveram uma reformulação dos CEPs na cidade de Rio Branco ainda no ano passado e a não atualização do endereço dos proprietários de veículos junto ao Detran tem ocasionado a devolução de documentos de porte obrigatório. Portanto, a medida visa auxiliar na normatização do fluxo de entrega destes CRLVs. Estima-se que aproximadamente 10 mil documentos tenham sido devolvidos ao Detran em virtude da inconsistência nos códigos de endereçamento.
A chefe da divisão de atendimento de veículos do Detran, Maura Cavalcante, explica que não atualizar o endereço de entrega dos documentos é ruim tanto para o Detran, que fica com os documentos estocados em seu atendimento, quanto para o proprietário, que perde a comodidade de receber o documento em casa. “Dependendo da procura dos usuários, pretendemos estender o mutirão para outros sábados posteriores”,
Caso o condutor seja abordado dirigindo veículo sem os documentos de porte obrigatório, ele pode ser autuação por infringir o artigo 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade que incorre neste caso é multa de e a medida administrativa adotada é a retenção do veículo até a apresentação do CRLV.