O governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), vem realizando investimentos para proporcionar maior garantia na emissão de documentos, bem como, mais agilidade. Para isso, o órgão de trânsito adquiriu recentemente uma nova máquina chanceladora, que contempla as assinaturas com itens de segurança que dificultam a falsificação.
“A máquina chanceladora serve para dar autenticidade às assinaturas que devem constar nos documentos de certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV) e certificado de registro de veículo (CRV)”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
Além de dar mais agilidade na hora da entrega, o equipamento também dificulta a adulteração de documentos, uma vez que a tecnologia utilizada ocasiona maior segurança, por proporcionar às assinaturas um sistema de tinta furta-cor e delimitação com pequenos pontos no espaço destinado à assinatura.
Sawana explica ainda que a chancela tem o objetivo de validar os documentos: “É uma assinatura necessária para que as pessoas se certifiquem da veracidade e autenticidade”, finaliza.