O Departamento Estadual de Trânsito, por meio da Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), em parceira com a Polícia Militar, realizou durante toda essa semana, ações de fiscalização em Feijó e Tarauacá. Este trabalho vem sendo feito em vários municípios do interior e faz parte de uma política de interiorização dos serviços da autarquia.
Segundo a coordenadora da Ciftran, Heretuza Pessoa, a ação teve o propósito de apurar denúncias de alto índice de condutores não habilitados na região. “Temos recebido reclamações recorrentes de condutores não habilitados nesses dois municípios. A denúncia é a prova de que a população está a cada dia mais consciente. Com a operação pudemos apurar essas denúncias e aplicar medidas adequadas”, explica.
Ao longo da operação, foram flagrados 26 condutores não habilitados. “Além dessa averiguação, realizamos também outros tipos de fiscalização. Abordamos 310 veículos e realizamos testes de bafômetro; destes, quatro estavam dirigindo alcoolizados, sendo que um foi preso em flagrante por apresentar um teor alcoólico acima de 0,33mg/l de álcool no sangue, considerado crime de trânsito pela legislação”, ressalta Heretuza.
De acordo com diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior, o resultado da ação é considerado positivo e prevenir acidentes de trânsito é o principal alvo. “Dirigir sem ter habilitação ou alcoolizado é o mesmo que colocar a própria vida e a dos outros em risco. Vamos continuar esse trabalho, com o objetivo de evitar acidentes e salvar vidas”, ressalta.