Detran realiza blitz educativa em estabelecimentos da capital

O projeto pretende conscientizar e alertar condutores sobre a combinação de bebida e direção (Foto: Johnatan Santos/Detran)
O projeto pretende conscientizar e condutores sobre o perigo da combinação de bebida e direção (Foto: Johnatan Santos/Detran)

Educadores de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realizam durante os finais de semana, em bares e restaurantes  de Rio Branco, operação Álcool Zero educativa e apresentação da peça teatral “Mesa de Bar”. O projeto pretende conscientizar e alertar condutores sobre a combinação de bebida e direção.

Na ação, os educadores prestam esclarecimentos sobre a operação Álcool Zero, distribuem adesivos e enfatizam a importância de voltar para a casa de táxi ou, se possível, com um amigo que não consumiu bebida alcoólica.

Os educadores salientaram a importância do Projeto de Respeito às Faixas de Pedestres (Foto: Johnatan Santos/Detran)
Os educadores salientaram a importância do Projeto de Respeito às Faixas de Pedestres (Foto: Johnatan Santos/Detran)

“A gente vem fazendo essas blitzes com peças teatrais já faz algum tempo, no intuito de alertar as pessoas que frequentam esses lugares a terem consciência de que dirigir alcoolizado coloca não só a vida do motorista em risco, mas também a de outras pessoas”, informa a pedagoga do Detran/AC, Cléia Machado.

Para um dos abordados na ação, Paulo Maia, o projeto educativo do órgão é de grande relevância. “É muito importante essa instrução que a equipe do Detran faz com a peça de teatro, pois beber e dirigir não é certo. Respeito e paciência no trânsito são fundamentais tanto para os pedestres quanto para os condutores”, ressalta.

Além disso, os educadores salientaram a importância do respeito às faixas de pedestres, em referencia ao Movimento Maio Amarelo que pretende reduzir o número de acidentes de trânsito no estado.