Detran realiza atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

cronogramasssssss

No terceiro domingo de todo mês de novembro, é comemorado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2005. Trata-se de mais um momento de reflexão sobre nossas atitudes no trânsito todos os dias.

O Detran Acre estará organizando atividades durante toda a semana – de 10 a 16 -, com cursos, palestras, blitze educativas e apresentações de teatro. “A intenção é fortalecer a cultura do trânsito seguro e da proteção da vida, lembrando aqueles que perderam a vida”, explica a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran, Geny Polanco.

Em 2013, morreram mais de 50 mil pessoas no trânsito de todo o Brasil. Mais de 400 mil ficaram feridas. Para mudar essa realidade, é necessário manter ações de conscientização focadas na informação de quem faz o trânsito: homens, mulheres, adultos, jovens, crianças e idosos.

No Acre, em 2013, foram 87 mortes no trânsito e 2.299 vítimas de acidentes – número que vem diminuindo a cada ano, com o trabalho realizado pelas equipes de engenharia, educação e fiscalização. “Nossa meta é trabalhar para que não haja mais mortes no trânsito. Queremos valorizar e assegurar a vida das pessoas, e os veículos não podem ser tratados como armas letais”, explica a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

O importante é saber que todos fazem parte do problema e também da solução. Se cada um fizer a sua parte, como respeitar a sinalização, praticar a gentileza e, principalmente, dividir o espaço da rua com educação, a consequência será um trânsito generoso e seguro para todos.

Cronograma de ação