Detran realiza ações de segurança no Carnavale

Medidas educativas e de fiscalização foram efetuadas durante todo o evento

 dsc06992.jpg
 dsc07126.jpg
 

Odsc07130.jpg Detran estabeleceu medidas educativas e também de fiscalização para garantir a segurança dos foliões (Fotos: Assessoria Detran)

O Carnavale já é uma das festas mais tradicionais e importantes do calendário festivo do Estado. Considerado o maior carnaval fora de época do Acre, atrai milhares de foliões anualmente a Brasileia. A consequência desse fato é o deslocamento de um expressivo número de veículos para a cidade durante os dias de folia.

Levando em consideração essas condições, o governo do Estado, através do Detran, estabeleceu medidas educativas e também de fiscalização para garantir a segurança no trânsito das vias da cidade, assim como as que a ela dão acesso. As ações visam reforçar o perigo de algumas condutas tomadas à direção de veículo, como dirigir após consumir bebidas alcoólicas e excesso de velocidade.

A parte educativa planejada para o evento teve cunho preventivo, sendo as suas atividades desenvolvidas no trajeto de ida e volta dos foliões a Brasileia, em cinco pontos estratégicos ao longo da BR-317. Complementarmente, fiscalizações foram feitas na malha viária do município, nas quatro noites de festa.

Inovando na educação para o trânsito

Suplementarmente às abordagens de rotina, com panfletagem e dicas de trânsito, a equipe de educação do Detran investiu em novidades para este Carnavale, através de material recém-idealizado, com foco na família e valorização à vida. Além dos adesivos da família feliz com uma mensagem de trânsito seguro, também foram distribuídos jogos americanos personalizados.

"A hora da refeição é um momento propício para a reflexão e nos reunirmos com a família. Então, essa é uma forma de aproveitar a oportunidade para levarmos nossa mensagem e sensibilizar os condutores", afirma a gerente de educação de trânsito, Geny Polanco.

Outra inovação nas abordagens ficou por conta do grupo de teatro, que elaborou pequenas apresentações especialmente para a ocasião. "É uma forma bem humorada de abordagem. Mesmo tão curtinha, o que eles dizem acaba nos chamando a atenção inclusive pela originalidade", aponta a estudante Maria Luiza Medeiros.

Fiscalização ostensiva no Carnavale

Aliados ao efetivo de agentes da autoridade de trânsito de Brasileia, outros 16 foram deslocados da capital para reforçar a fiscalização. Também foram convidados dois policiais da Companhia de Trânsito (Ciatran) para atuar em caso de flagrantes de embriguez à direção.

Apesar do cunho ostensivo, a fluidez e operacionalização do trânsito foram prioridade. Além disso, de acordo com o diretor de operações do Detran, major Teles, esforços conjuntos de toda a segurança pública são a chave para garantir o sucesso do evento. "O objetivo maior com certeza é proteger vidas, e todos nós, de forma integrada, estamos fazendo nossa parte para atingi-lo".

O saldo da operação nas quatro noites de folia foi positivo, segundo dados apurados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública. Não houve qualquer acidente de trânsito envolvendo vítimas, e apenas cinco autuações por embriaguez foram registradas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter