Durante toda essmta semana, a população de Xapuri recebeu orientações sobre o comportamento adequado no trânsito, a fim de evitar acidentes e mortes.
É que a Coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) vem realizando ações educativas no interior do estado.
A necessidade do respeito às leis de trânsito, regras de autocuidado, perigos da alta velocidade e da combinação entre álcool e direção, e o respeito às faixas de pedestres foram alguns dos assuntos abordados pelos educadores de trânsito nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio do município.
Para a coordenadora pedagógica da Escola Anthero Soares Bezerra, Ana Maria Rodrigues, as atividades realizadas pelo Detran são importantes para mudar o comportamento errado no trânsito.
“A educação pode transformar a sociedade, e eu acredito que essas orientações que a equipe do Detran trouxe para Xapuri podem convencer as pessoas a contribuir com a paz no trânsito e evitar acidentes e mortes”; enfatiza Ana Maria.
Além do trabalho realizado nas escolas, a equipe de educadores realizou uma blitz educativa, em parceria com a Polícia Militar, abordando pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas e alertando sobre a necessidade do respeito à vida nas vias.
“Este é um trabalho que realizamos bastante na capital, e estamos trazendo para o interior do estado com a intenção de que as pessoas compreendam, cada vez mais, que o espaço onde transitamos é de todos e que com respeito às leis de trânsito e ao próximo podemos evitar muitas mortes”, enfatiza a coordenadora de Educação do Detran, Geny Polanco.
Ao todo, mais de duas mil pessoas foram orientadas em Xapuri. Na próxima semana a equipe de educação de trânsito estará em Brasileia e Epitaciolândia.