Detran realiza ações de educação em alusão ao Dia Mundial do Pedestre

Educadores de trânsito orientam pedestres nas faixas (Foto: Cristina Caetano)
Educadores de trânsito orientam pedestres nas faixas (Foto: Cristina Caetano)

Em 8 de agosto é celebrado o Dia Mundial do Pedestre. A data é lembrada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenadoria  de Educação de Trânsito, que realiza nesta sexta-feira, 7, ações de educação e conscientização nas faixas de pedestres de Rio Branco.

Em todo o mundo, o dia é marcado pelo combate aos acidentes decorrentes de atitudes imprudentes no trânsito. Na capital, educadores de trânsito ressaltam a necessidade do respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e reafirmam a importância de atos seguros por parte dos atores que compõem o trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores.

Segundo a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco, os condutores de veículos devem ficar cautelosos quanto ao respeito às faixas de travessia.

“Deixar de dar preferência de passagem a pedestres que se encontram na faixa a ele destinadas, além de colocar em risco a vida deles, é considerado infração gravíssima”, afirma.

De acordo com o art. 69 do CTB, ao atravessar a pista, o pedestre deve utilizar as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até 50 metros dele.

Mas, segundo o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior,  a realidade do trânsito ainda revela uma falta de conscientização da sociedade com relação ao assunto.

“No trânsito os pedestres são os mais vulneráveis, por isso o comportamento de alguns precisa mudar. Respeitar a sinalização, principalmente as faixas de pedestre, é essencial para contribuir com a redução de acidentes de trânsito”, ressalta Gemil.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter