Detran realiza ação para sensibilizar população sobre respeito à faixa de travessia

Sob o forte sol do Acre, andar apressado na rua é tão natural, que muitas vezes não se observa o quanto pode ser perigoso para os pedestres não respeitar a faixa de travessia e o semáforo para pedestres, assim como não ficar atento no momento de cruzar a via.

Além de auxiliar na travessia, os educadores orientaram sobre a importância da faixa de pedestre. Foto: Renato Beiruth

Para chamar a atenção de condutores e pedestres, nesta terça feira, 8, Dia Nacional do Pedestre, a equipe de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) realiza, em diversos pontos de Rio Branco, uma ação com o intuito de lembrar a todos os pedestres de sua responsabilidade pela manutenção da vida.

Outro objetivo da iniciativa é lembrar aos condutores que, no trânsito, “o maior deve cuidar do menor”, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Hoje é dia de lembrar que todos nós, em algum momento, somos pedestres e precisamos do respeito e proteção dos condutores. É dia de perceber o enorme risco de fazer a travessia fora da faixa ou quando o semáforo de pedestres está fechado”, enfatiza a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Além de auxiliar na travessia, orientar sobre a necessidade de aguardar na calçada o semáforo para pedestres abrir e transitar com atenção total, os educadores do Detran lembraram os pedestres abordados de que, em locais sem semáforo, é preciso sinalizar a intenção de atravessar a rua, levantando o braço e aguardando a parada total dos veículos.

“É bonito ver quem exerce a cidadania no trâsnito”, disse Aparecido Alves. Foto: Renato Beiruth

O pedagogo Aparecido Alves aprovou a ação educativa e aproveitou para lembrar que o trânsito é lugar de exercer a cidadania e proteção à vida: “Quero parabenizar o Detran pelo ato educativo, porque quanto mais se educa, menos se pune. Nós ficamos contentes quando vemos alguém exercendo a cidadania, usando a empatia para pensar: poderia ser minha mãe, poderia ser meu irmão, poderia ser meu filho passando na faixa de pedestres e sendo respeitado”.

Confira algumas orientações para garantir a segurança dos pedestres

Arte: Samuel Cabral

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter