A equipe de educação do Detran realiza nesta segunda-feira, 16, uma ação voltada aos condutores de bicicletas. Executada em pontos da ciclovia da Via Chico Mendes, consiste, principalmente, na abordagem a ciclistas para distribuição de folhetos educativos e adesivos refletivos, além de dar dicas de como trafegar com segurança sobre a bicicleta. Pela parte da manhã, foram abordadas, aproximadamente, mil pessoas e a expectativa é abordar mais duas mil pela parte da tarde.
A atividade foi impulsionada e conta com o apoio voluntário de Marcondes Nobre, 26, vítima de um acidente de trânsito. Quando transitava em sua motocicleta, Marcondes se deparou com um ciclista embriagado na pista. O incidente lhe custou os movimentos – dos braços e pernas – e hoje ele se locomove com a ajuda de uma cadeira de rodas. “A pessoa vê a condição que eu estou e se sensibiliza. Estamos tentando alertar sempre, para que não ocorram mais vítimas”, disse.
O carpinteiro Antônio Zacarias Cruz, 50, apesar de utilizar mais o transporte coletivo para locomover-se, sempre utiliza a bicicleta para percorrer distâncias curtas, próximo de sua casa. Mas ele afirma que essa ação do Detran é importante para alertar os ciclistas. “Na rua, é andar com atenção. O negócio é perigoso. Temos que dirigir pela gente e pelos outros”, completa.
Os ciclistas, juntamente com os pedestres, são considerados pelos especialistas em trânsito como os mais vulneráveis. O cuidado, ao conduzir uma bicicleta, deve ser redobrado. Além disso, é indicado aos condutores de bicicletas que sempre utilizem roupas claras, além dos equipamentos obrigatórios de segurança, como o capacete.