Detran realiza ação educativa em alusão ao Dia do Ciclista

Por Abigail Sunamita

Já que o próximo sábado, 19 de agosto é o Dia do Ciclista, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) realizou, durante toda a semana, ações educativas com foco em promover a segurança dos ciclistas nas vias.

O Dia Nacional do Ciclista é comemorado no dia 19 de Agosto. Foto: Iza Bruna

A equipe de educação de trânsito do departamento realizou abordagens em diversos bairros de Rio Branco, levando orientações para os ciclistas, de como transitar de forma segura, assim como para os condutores, sobre a necessidade do respeito, proteção e gentileza para com os ciclistas.

Nesta sexta-feira, 18, a equipe participou do Dia da Família na Escola Frei André Maria Ficarelli, na Cidade do Povo, levando a ação focada nos ciclistas, além de pintura fácil, teatro e jogos educativos.

O Dia do Ciclista é uma data importante para celebrar as vantagens da bicicleta como meio de transporte sustentável e saudável. Além disso, é um momento certeiro para refletir sobre os desafios enfrentados pelos ciclistas.

“Peço que os motoristas tenham mais atenção e respeito”, Francisca Emanuelle, ciclista. Foto: Renato Beiruth

Francisca Emanuelle, mãe de 3 filhos e moradora do bairro, foi uma das ciclistas orientadas e ressaltou a importância da ação educativa.

“Eu sempre prezo pela segurança. Utilizo a bicicleta para trazer meus filhos. O menor, meu pequeno Lucas Fernando, de 1 ano e 8 meses, me acompanha na rotina do dia a dia, e eu sempre faço uso da cadeirinha, para maior segurança. Peço aos motoristas mais atenção para com os ciclistas, principalmente nós, mães que fazem uso do transporte com os filhos”, afirmou.

Os educadores do Detran levarão a campanha focada nos ciclistas também para o Festival do Açaí, em Feijó, que será realizado neste final de semana.

Vale destacar que as bicicletas são um meio de transporte econômico e saudável e, ao optar pelo uso da mesma, os ciclistas contribuem para a redução do tráfego, diminuição da poluição atmosférica e sonora, além de promoverem uma vida mais ativa e saudável.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter