Por meio da parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e o Instituto de Desenvolvimento e Educação Profissional Dom Moacyr (IDM), os alunos do curso de Técnico em Trânsito exercem atividades práticas de educação viária.
Oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso tem duração de um ano e dois meses, sendo que nos três últimos meses é realizada a parte prática, para aperfeiçoamento da aprendizagem.
Os estudantes contam com aulas teóricas com ênfase na segurança de trânsito e receberão certificados de conclusão do curso, uma ferramenta útil para obtenção de futuros empregos. Até fevereiro de 2017, a turma atual, com 24 alunos, estará concluída.
“Depois de formados, eles podem tanto exercer a função de educador de trânsito e de fiscalização, como podem também trabalhar em setores de instituições privadas como parte da vistoria de obras de trânsito, entre outros”, explica a supervisora do curso, Karoline Albuquerque.
A parceria entre o Detran e o Instituto Dom Moacyr existe desde 2015 e tem como objetivo qualificar e preparar jovens, além de potencializar as atividades educativas realizadas pelo órgão de trânsito.