Detran promove ações em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito

Esse ano o dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será no dia 20 de Novembro (Foto: Weslley Chrystian)
Este ano o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito será em 20 de Novembro (Foto: Weslley Chrystian)

O trânsito é considerado uma das principais causas de morte em todo o mundo. No Brasil, mais de 35 mil pessoas morrem nas vias anualmente. Para promover um momento de reflexão sobre esse grave problema, a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) iniciou na manhã desta quarta-feira, 16, as atividades em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vitimas de Trânsito, realizado anualmente no terceiro domingo de novembro.

Durante a ação, realizada no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Omar Sabino, educadores de trânsito realizaram a sensibilização de condutores e pedestres por meio de distribuição de material informativo, além de uma ação teatral em que jovens atores caracterizados representaram as inúmeras vítimas de acidentes de trânsito.

“A intenção é reafirmar que a maior parte das mortes no trânsito poderia ter sido evitada caso se comportassem com mais segurança no trânsito e que todos nós devemos adotar uma cultura de paz nas vias”, enfatizou a coordenadora de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

A segurança do trânsito está em suas mãos

Yolanda Camolez foi vítimas da imprudência no trânsito e hoje abraça a luta por um trânsito mais seguro (Foto: Weslley Chrystian)
Yolanda Camolez foi vítima da imprudência no trânsito, e hoje abraça a luta por um trânsito mais seguro (Foto: Weslley Chrystian)

A segurança no trânsito é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável para 2030, e a ONU espera reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes até 2020.

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), cinco fatores são considerados de maior risco no trânsito: a alta velocidade, a condução sob efeito do álcool, a negligência, a falta do uso de cinto de segurança e de assentos para criança.

Em 2004, Yolanda Camolez foi vítima da imprudência no trânsito. Um motorista bêbado colidiu com outro veículo que acabou atropelando Yolanda enquanto ela aguardava na calçada para atravessar a rua.

Educadores de trânsito realizaram a sensibilização de condutores e pedestres (Foto: Weslley Chrystian)
Educadores de trânsito realizaram a sensibilização de condutores e pedestres (Foto: Weslley Chrystian)

“A gente nunca acha que uma tragédia dessas vai acontecer. Felizmente eu ainda estou aqui e posso fazer da minha história uma bandeira de luta. Mas muitas vítimas se foram para sempre, muitas ficam com sequelas que são eternas”, diz Yolanda, que realiza voluntariamente ações de sensibilização por um trânsito mais seguro.

Programação

Até o dia 20 de novembro, a equipe de educação do Detran levará a mesma ação a diversos pontos da capital.

No sábado, 19, a ação será no estacionamento do Via Verde Shopping, a partir das 10 horas. Já no domingo, 20, encerrando a programação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, um texto a respeito da problemática será lido em várias igrejas de diversas denominações.