A Associação Nacional de Detrans (AND) participou da solenidade de lançamento da Operação Integração de Enfrentamento à Violência de Trânsito, que foi realizada no Ministério da Justiça, nesta quinta-feira, 13, às 11 horas. Durante o evento, o presidente da AND, Teodoro Lopes, recebeu das mãos do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a entrega simbólica de um milhão de bafômetros educativos para ações referentes à Operação.
Participaram ainda da solenidade dirigentes de Detrans de todas as regiões. Além do presidente Teodoro Lopes (Detran-MT), estavam os diretores da AND, Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho (Detran-AC), Fábio Henrique Pina Nielsen (Detran-ES), João Bosco da Costa (Detran-SE), Mônica Antony de Queiroz Melo (Detran-AM) e Alessandro Pires Barcellos (Detran-RS).
“Nosso Estado receberá 3.600 bafômetros descartáveis. Eles serão utilizados em ações educativas e preventivas desenvolvidas pela nossa coordenadoria de educação de trânsito, sob a orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da coordenação da Operação Integrada”, relatou a diretora-geral do Detran/AC, Sawana Carvalho.
Os bafômetros educativos são descartáveis e serão entregues pela AND aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Para o presidente da AND, a Operação Integrada é uma iniciativa importante do governo federal, já que ações para redução de acidentes de trânsito requerem esta transversalidade interministerial. “A união de todos os ministérios afins e afeitos à questão do trânsito é de fundamental importância e sempre defendida pela AND. O governo está de parabéns. E nós, dos Detrans de todo o Brasil, vamos nos empenhar ao máximo para o sucesso da Operação Integrada”, afirmou.
A Operação Integração de Enfrentamento à Violência de Trânsito é uma ação interministerial do governo federal, envolvendo os ministérios das Cidades, da Justiça, dos Transportes e da Saúde, tendo a AND como parceira. Participaram da solenidade os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades), José Eduardo Cardozo (Justiça) e Paulo Sérgio Passos (Transportes). O ministro Alexandre Padilha (Sáude) foi representado por um de seus secretários.
Cada representante dos ministérios, a começar pelo anfitrião, José Eduardo Cardozo, expuseram as ações de suas pastas dentro da Operação, que integra o programa Parada – Um Pacto pela Vida, lançado pelo governo brasileiro em resposta a decisão da ONU de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito no mundo, durante a década de 2011 a 2020.
Em dezembro do mesmo ano, o número de acidentes de trânsito aumentou 21,9% com 679 acidentes registrados. O excesso de velocidade matou uma média mensal de 67 pessoas de janeiro a novembro. Em dezembro o número subiu para 111, 65,7% de aumento. As ações serão realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), Polícias Militares e Civis, Órgão Municipais e Estaduais de Trânsito e Concessionárias de Rodovias.
A previsão é fechar o ano de 2012 com 1.650 equipamentos em operação. Até 2013, serão 2.696 equipamentos, que vão monitorar 5.392 faixas pelo prazo de cinco anos. Neste período, o governo federal investirá R$ 773,3 milhões no programa, com recursos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).